Desafios e possibilidades no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência visual na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.822Palabras clave:
Avaliação. Estudantes com deficiência visual. Educação Superior.Resumen
A avaliação da aprendizagem é um tema desafiador e avaliar estudantes com deficiência visual é ainda mais complexo. O estudo objetivou identificar e analisar os desafios docentes na avaliação da aprendizagem de estudantes cegos ou com baixa visão na universidade e as tecnologias assistivas que favorecem as práticas avaliativas. Para desenvolver a pesquisa, realizamos entrevistas narrativas com docentes atuantes com estudantes com deficiência visual no primeiro semestre de 2016, tendo como critério o maior tempo de atuação docente na instituição pesquisada. As entrevistas foram gravadas, transcritas, organizadas em agrupamentos temáticos e analisadas com base na análise de discurso, com amparo em referenciais Foucaultianos. A maioria dos docentes declarou o desafio de estar atento e contemplar as singularidades de cada aluno e relatou que aprendeu a trabalhar com os estudantes com deficiência visual, contando especialmente com os ensinamentos que os próprios estudantes difundiram.
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