Os sentidos de currículo e a configuração da prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.926

Palabras clave:

Currículo escolar. Avaliações externas. Professor mediador.

Resumen

Este estudo tem como foco os sentidos que professoras atribuem ao currículo escolar e o papel docente em seu desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com quatro docentes em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia. A entrevista semiestruturada foi o meio para produção dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que o currículo é compreendido como um instrumento de grande relevância no trabalho docente e na formação discente e objetiva educar para a vida, preparar para as avaliações externas e para o trabalho. Desse modo, o docente é visto como mediador entre o currículo e os alunos e principal agente em seu desenvolvimento na escola.

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Biografía del autor/a

Maria Narleide Oliveira Castro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, lotada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UESB, campus de Vitórria da Conquista, Bahia, Brasil.

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Citas

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Publicado

2018-11-20

Cómo citar

OLIVEIRA CASTRO, M. N.; MEDEIROS CARMO, E. Os sentidos de currículo e a configuração da prática pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 259–274, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.926. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7004. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos