O pensamento de Paulo Freire no contexto da formação de educadores do MST

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.935

Palabras clave:

Paulo Freire. Formação dos educadores. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Resumen

Este artigo tematiza as contribuições de Paulo Freire na abordagem da formação dos educadores do campo, a partir de dados de pesquisa que objetivou compreender como se efetiva a formação continuada dos educadores que atuam em Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em diálogo com os referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, as contribuições de Paulo Freire sustentam a análise de dados decorrentes de entrevista semiestruturada realizada com um gestor municipal da educação do campo, além da roda de conversa desenvolvida com o Setor de Educação do MST que integra o município pesquisado. Os dados apontam referências à possibilidade de uma formação articulada pelo movimento social organizado, alicerçada na vida dos educadores e engajada com os sujeitos do campo. O artigo demonstra a atualidade do pensamento de Freire nas ações político-pedagógicas realizadas em assentamentos de Reforma Agrária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da rede municipal de Vitória/Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação e no Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/PPGE/CE/Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação. Coordenadora do GT07: Educação de crianças de zero a seis anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019).

Citas

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF/Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 28 abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da educação básica do campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/rceb002_08.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, p. 257-265, 2012.

CORREIA, Wilson; BONFIM, Cláudia. Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estágios da consciência. Trilhas Filosóficas, Caicó: RN, ano 1, n. 1, p. 55-66, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/15>. Acesso em: 22 nov. 2014.

DALMAGRO, Sandra Luciana. A escola no contexto das lutas do MST. In: VENDRAMINI, Célia Regina; MACHADO, Ilma Ferreira (Org.). Escola e movimento social: experiências em curso no campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, p. 43-77, 2011.

ENERA. II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária. Manifesto das educadoras e dos educadores da Reforma Agrária. Luziânia, Goiás, 2015. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2015/10/01/educadores-da-reforma-agraria-lancam-manifesto-pela-educacao-durante-o-2-enera.html>. Acesso em: 3 nov. 2017.

FERREIRA, Ayala Lindabeth Dias et al. Formação de professores: dos limites à consolidação de uma formação crítica. In: BAHIA, Celi da Costa Silva; FELIPE, Eliana da Silva; PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Souza (Org.). Práticas pedagógicas em movimento: infância, universidade e MST. Belém: Edufpa, p.169-184, 2005.

FONEC. Fórum Nacional de Educação do Campo. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.educampoparaense.com.br/upload/arq_arquivo/2016/03/1354.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2017.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. O que falam de escola e saber as crianças da área rural? Um desafio da pesquisa no campo. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel Ferraz (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 10. ed. Campinas/SP: Papirus, p. 73-96, 1996.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Licenciatura em educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, p. 446-472, 2012.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Paulo Freire: um educador do povo. 2. ed. Rio Grande do Sul: Iterra, 2001.

OLIVEIRA, Admardo Serafim de. Paulo Freire: educação como prática de dominação ou de libertação. In: OLIVEIRA, Admardo Serafim de. Educação: redes que capturam caminhos que se abrem. Vitória/ES: Edufes, p. 19-34, 1996a.

OLIVEIRA, Admardo Serafim de. Abordagem à filosofia do diálogo na pedagogia de Paulo Freire. In: OLIVEIRA, Admardo Serafim de. Educação: redes que capturam caminhos que se abrem. Vitória/ES: Edufes, p. 7-18, 1996b.

PAIVA, Jane. Compreensões da educação popular e questões que subsidiam a formação do educador. In: SANTOS, Renato Emerson dos et al. Educação popular, movimentos sociais e formação de professores: diálogos entre saberes e experiências brasileiras. Petrópolis, RJ: DP; Rio de Janeiro: Faperj, 2010.

SOUZA, Maria Antônia de. A educação do campo no Brasil. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; CHAVES, Vera Lucia Jacob (Org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão/SC: Copiart, v. 1, p. 133-157, 2016.

VARGAS, Cristina Maria. Movimento Sem Terra, educação popular e um diálogo com os processos escolares. In: SANTOS, Renato Emerson dos et al. (Org.). Educação popular, movimentos sociais e formação de professores: diálogos entre saberes e experiências brasileiras. Petrópolis/RJ: DP et Alii, Faperg, 2010.

VIEIRA, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira. Educação infantil do campo e formação continuada dos educadores que atuam em assentamentos. 2016. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

VIEIRA, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira; CÔCO, Valdete. Da educação rural à educação do campo: percursos históricos da educação infantil a partir das produções acadêmicas e da legislação brasileira. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; CHAVES, Vera Lucia Jacob (Org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão/SC: Copiart, v. 1, p. 83-105, 2016.

Publicado

2018-06-03

Cómo citar

VIEIRA, M. A. F. de O.; CÔCO, V. O pensamento de Paulo Freire no contexto da formação de educadores do MST. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 159–173, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.935. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7012. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos