Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.961Palabras clave:
Tecnologia da formação docente. Currículo. Blogs sobre alfabetização.Resumen
A presente pesquisa parte do entendimento de que o currículo é um artefato social e cultural que divulga saberes e modos de ser. O currículo dos blogs faz parte desse tipo de currículo que apresenta uma pedagogia cultural. A pesquisa que deu base para este artigo teve como objetivo investigar se há uma tecnologia da formação docente operando no currículo dos blogs nos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras e por meio de que técnicas, tecnologias e estratégias esse currículo é posto em funcionamento. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas duas abordagens metodológicas – a Netnografia para a realização da investigação em um espaço online; e a Análise do Discurso de inspiração foucaultiana para realizar as análises do material coletado. Concluímos, assim, que os blogs se constituem em um espaço que disputa com as Universidades e outras instituições para formar professoras-alfabetizadoras.
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