Alunos com Síndrome de Asperger: o intérprete de enunciados e o acesso à educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.999

Palabras clave:

Síndrome de Asperger. Inclusão. Vestibular. Intérprete de enunciados.

Resumen

O artigo tem como objetivo retratar as demandas das pessoas com Síndrome de Asperger para o acesso e conclusão dos cursos de ensino superior no Brasil, bem como dos processos seletivos vestibulares a partir da legislação e políticas pró-inclusão. O plano metodológico diz respeito a análise documental e bibliográfica com abordagem qualitativa. O intérprete de enunciados é descrito como recurso favorecedor ao acesso na educação superior. As conclusões apontam que os processos seletivos vestibulares rompem com a lógica da legislação vigente que orienta à realização de alterações que favoreçam a pessoa com deficiência ao alcance dos níveis mais elevados de ensino.

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Biografía del autor/a

Silvia Ester Orrú, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Docente da Universidade de Brasília e colaboradora na Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

ORRÚ, S. E. Alunos com Síndrome de Asperger: o intérprete de enunciados e o acesso à educação superior. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 668–693, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.999. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7068. Acesso em: 10 nov. 2024.

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