História de uma obra e de um manuscrito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1067

Palabras clave:

Pedagogia. Oprimido. Edição. Manuscrito.

Resumen

Este artigo reconstitui a gênese da formulação e redação de Pedagogia do oprimido por Paulo Freire, sua obra mais importante. Em seguida, reconstitui historicamente a trajetória das edições, com destaque para as primeiras, mormente para a realizada no Brasil, por causa de sua proibição imposta pela ditadura militar que se instalara no país em abril de 1964 e que banira Paulo Freire, bem como seu pensamento como “subversivo” da ordem autocrática imposta.

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Biografía del autor/a

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove).

Natatcha Priscilla Romão, Universidade Nove de Julho de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Nove de Julho de São Paulo.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

ROMÃO, J. E.; ROMÃO, N. P. História de uma obra e de um manuscrito. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 490–497, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1067. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7123. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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