Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108

Palabras clave:

Incompletude. Esperança. Inédito Viável. Politicidade da Educação.

Resumen

Foi admitindo como hipótese uma significativa presença estruturante (mas, evidentemente, não única), na “Pedagogia da Esperança”, dos conceitos de “incompletude” e de “inédito viável” que se decidiu organizar o presente texto em quatro partes: uma primeira em que se descreverão alguns acontecimentos relativos ao enquadramento sociopolítico e econômico do Mundo e do Brasil, acontecimentos esses que poderão ter influenciado gênese e conteúdo desta obra; uma segunda, em que se abordarão, brevemente, alguns aspectos da relação entre o autor e a sua obra; um terceiro em que se propõe um olhar, que se vai tornando cada vez mais deslumbrado, de leitura da “Pedagogia da Esperança”. Finalmente ir-se-ão adiantar possíveis explicações de razões que terão levado Freire a escolher, este período, para análise, e porquê, naquele contexto sociopolítico, tão complexo e mesmo hostil, ele terá eleito a “esperança” como tema de reflexão.

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Biografía del autor/a

Luiza Cortesão, Instituto Paulo Freire Portugal

Professora Emérita da Universidade do Porto.  Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

Citas

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

CORTESÃO, L. Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 553–563, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7156. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê