As contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro: as funções psicológicas superiores em foco

Autores

  • Antonio Dário Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Betânea Moreira de Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.802

Palavras-chave:

Vigotski. Educação. Funções psicológicas superiores.

Resumo

O presente estudo é fruto de nossa pesquisa de mestrado, durante o qual objetivamos sinalizar algumas das contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos principais. No primeiro, apresentamos um levantamento do processo de difusão do pensamento do referido autor no cenário educacional mundial, com ênfase em sua chegada ao Brasil. No segundo, trazemos as tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, tendo em vista que o autor reconhecia a existência das funções psicológicas elementares e superiores, a primeira radicada em nossa origem biológica e a segunda fixada dentro das relações entre indivíduo e sociedade. Tal reflexão servirá de base para sinalizar, à luz da teoria de Vigotski, a importância do professor e da escola no processo de humanização do homem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em psicologia pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Pedagogia. Formada em Psicologia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Socail.  

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Psicologia. Formada em Pedagogia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Socail. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL-UECE) 

Referências

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Tendências recentes do currículo do Ensino Fundamental no Brasil. In: BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras, São Paulo, Autores Associados, 2000.

BURGESS, Tony. Ler Vygotsky. In. DANIELS, Harry. (Org.) Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos, 2.ed. Campinas, SP, Paripus, 1995.

CARMO, Francisca. Maurilene. Vigotski: um estudo à luz da centralidade ontológica do trabalho. 2008. 201 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação (FACED). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – Ceará, 2008.

CARMO, Francisca Maurilene; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Psicologia histórico-cultural: indicações para uma leitura marxista de Vigotski. Contrapontos, UNIVALI, v. 7, p. 283-297, 2007.

CARMO, Francisca Maurilene; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Em busca das bases ontológicas da psicologia de Vygotsky. Psicol. estud., Maringá, v. 8, n. 4, Dec. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 mar. 2015.

DUARTE, Newton. A Escola de Vigotski e A Educação Escolar. Revista Psicologia USP, São Paulo: USP, v. 7, n. 1/2, p. 17-50, 1996. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34531/37269>. Acesso em: 12 jan. 2015.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4ª ed. Campinas-SP, Autores Associados, 2007.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3.ed. Campinas-SP, Autores Associados, 2004.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo. Campinas: SP, Autores Associados, 2004.

GONCALVES, Ruth Maria de Paula; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Relações antagônicas entre sentido e significado do trabalho no capital: uma análise na perspectiva ontológica. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 685-694, 2013 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000300022&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 ago. 2015.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, Centauro, 2004.

LIMA, Marteana Ferreira.; CARMO, Francisca Maurilene; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Por uma leitura onto-marxista de Vigotski e seus desdobramentos na relação trabalho-educação. In: JIMENEZ, Susana, RABELO, Jackline, MENDES SEGUNDO, Maria das Dores (Orgs.); Marxismo, educação e luta de classes: pressupostos ontológicos e desdobramentos ideo-políticos, Fortaleza, EdUECE, 2010.

LUKÁCS, George. Para uma ontologia do ser social. São Paulo, Boitempo, 2013. v. 2

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileia, 1991. v. 1

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileia, 1994. v. 4

LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências, Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.

MAINARDES, Jefferson; PINO, Angel. Publicações brasileiras na perspectiva vigotskiana. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200012&lng=en&nrm=iso> . Acesso em: 16 mar. 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo, Boitempo, 2007

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, livro 1. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2014.

RIVIÈRE, Angel. La psicología de Vygotski, Madrid, A. Machado libros, 2002.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, Campinas, SP, Autores Associados, 2011.

TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: A construção de uma psicologia marxista, 2.ed. Maringá, Eduem, 2008.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2.ed. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKI, Liev Semionovich. Obras Escogídas: Problemas del desarrollo de la psique, Tomo III, Madrid, Visor, 2012.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

LOPES JÚNIOR, A. D.; MORAES, B. M. de; GONÇALVES, R. M. de P. As contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro: as funções psicológicas superiores em foco. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 72–88, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.802. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6903. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos