A atuação do gestor escolar no enfrentamento da evasão no ensino médio da rede estadual paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i00.8914

Palavras-chave:

Gestão da educação, Ensino Médio, Evasão escolar

Resumo

Este artigo objetiva analisar as ações de gestores de escolas públicas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) para enfrentar os altos índices de evasão escolar apontados no Ensino Médio, visto que as práticas e as decisões desses profissionais podem gerar repercussões significativas na trajetória dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas com diretores de sete escolas públicas da SEDUC-SP. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que, dentre outros elementos, o ingresso precoce do aluno no mercado de trabalho é o principal motivo da evasão escolar no Ensino Médio; contudo, a atuação dos gestores escolares tem sido fundamental para reduzir os altos índices de evasão escolar.

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Coordenador Geral do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

Cleidson Pereira Gonçalves, Centro Universitário SENAC

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), professor do Centro Universitário SENAC.

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Publicado

2021-01-10

Como Citar

MIRANDA, N. A. de; GONÇALVES, C. P. A atuação do gestor escolar no enfrentamento da evasão no ensino médio da rede estadual paulista. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021001, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i00.8914. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8914. Acesso em: 25 dez. 2024.