Anemia falciforme: um olhar sobre a experiência de uma abordagem interdisciplinar no curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.44Abstract
Atualmente o enfermeiro apresenta uma atuação mais decisiva e
proativa no que se refere à identificação das necessidades de cuidado, promoção
e proteção da saúde da população em suas diferentes dimensões. Diante disso,
neste trabalho apresentamos o relato de experiência de um projeto
interdisciplinar, que envolveu as disciplinas Biologia celular e molecular e
Estudos sócio-antropológicos do curso em Enfermagem, em uma Instituição
de Ensino Superior da capital baiana, Brasil. A temática “anemia falciforme”
foi o cenário de fundo para que os alunos, a partir da incidência e do contexto
dessa doença na população brasileira, discutissem as causas e possíveis
soluções mitigadoras dentro das atuações do enfermeiro para a sociedade em
conjunto com a comunidade local. Essa abordagem permitiu a reflexão em
diferentes perspectivas por meio do diálogo e da atividade extencionista entre
os conceitos das duas disciplinas, a difusão das principais informações sobre
a doença entre os alunos e a comunidade, bem como o desenvolvimento de
uma sensibilidade sociocultural, indispensável a um futuro bacharel em
Enfermagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.