Anemia falciforme: um olhar sobre a experiência de uma abordagem interdisciplinar no curso de enfermagem

Autores

  • Joicelene Regina da Lima da Paz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.44

Resumo

Atualmente o enfermeiro apresenta uma atuação mais decisiva e
proativa no que se refere à identificação das necessidades de cuidado, promoção
e proteção da saúde da população em suas diferentes dimensões. Diante disso,
neste trabalho apresentamos o relato de experiência de um projeto
interdisciplinar, que envolveu as disciplinas Biologia celular e molecular e
Estudos sócio-antropológicos do curso em Enfermagem, em uma Instituição
de Ensino Superior da capital baiana, Brasil. A temática “anemia falciforme”
foi o cenário de fundo para que os alunos, a partir da incidência e do contexto
dessa doença na população brasileira, discutissem as causas e possíveis
soluções mitigadoras dentro das atuações do enfermeiro para a sociedade em
conjunto com a comunidade local. Essa abordagem permitiu a reflexão em
diferentes perspectivas por meio do diálogo e da atividade extencionista entre
os conceitos das duas disciplinas, a difusão das principais informações sobre
a doença entre os alunos e a comunidade, bem como o desenvolvimento de
uma sensibilidade sociocultural, indispensável a um futuro bacharel em
Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joicelene Regina da Lima da Paz, Universidade de Brasília

Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica

Downloads

Publicado

05-10-2015

Como Citar

Paz, J. R. da L. da. (2015). Anemia falciforme: um olhar sobre a experiência de uma abordagem interdisciplinar no curso de enfermagem. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 3(2). https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.44

Edição

Seção

Artigos