The computational game as a teaching and learning tool for students with dyslexia - an experience in multifunctional rooms in Cerro Largo - RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10508

Keywords:

Reading disorder. School inclusion. Instrumentalization to students and teachers.

Abstract

: This work consists of applying software activities, developed by the coordinator of the extension project proposal, to students from the municipal network of the city of Cerro Largo diagnosed with dyslexia. The proposed activities serve as stimuli to increase and potentiate phonemic awareness, from games of identification and recognition of letters, words, phrases, rhymes and sounds, analyzing their effectiveness by comparing the performance obtained in reading tests performed before and after using the Estimugame application. Thus, the main objective of this project is to collaborate with teachers who work in the resource room, providing their own tools to stimulate reading in students with dyslexia. In this sense, from the extension project, it has been possible that many students with dyslexia receive specific assistance for reading difficulties, which has been proving effective every week. All participants are monitoring and overcoming, even if slowly, their limitations, seeking to improve at each stage of the project. Thus, we hope to help education professionals in the face of the difficulties that students have in relation to dyslexia, respecting their limitations and the subjectivity of each child to overcome their obstacles and build their knowledge.

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Author Biographies

Jeize de Fátima BATISTA, UFFS

Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI- 2001), Mestrado em Letras: área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2005) e Doutora em letras pela UniRitter - Porto Alegre (2017). Trabalhou como professora (horista) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com disciplinas de Língua portuguesa, Linguística, Língua Espanhola, Análise do Discurso e Práticas de Ensino em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna-Espanhol e Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguintes temas: leitura, discurso, ensino-aprendizagem de línguas. Também atuou como professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola nas turmas de 6º ano a 8ª série do Ensino Fundamental e com Redação no 1º ano do Ensino Médio da Escola da URI- Santo Ângelo até outubro de 2013. Atualmente é docente, dedicação exclusiva 40h - Língua Portuguesa- da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo.

Ana Cecília Teixeira GONÇALVES, UFFS

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa/Literaturas ? pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

Cleusa Inês ZIESMANN, UFFS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Especialista em Interpretação, tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. É membro do grupo de Pesquisa GEPETEC e do Grupo de Estudos e Pesquisa Direitos Humanos, Movimentos e Instituições da UFFS de Cerro Largo/RS. É líder do grupo de Estudos e Pesquisas Em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores.

Published

2020-09-22

How to Cite

BATISTA, J. de F., GONÇALVES, A. C. T. ., & ZIESMANN, C. I. (2020). The computational game as a teaching and learning tool for students with dyslexia - an experience in multifunctional rooms in Cerro Largo - RS. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1–17. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10508

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Artigos