(Re)desenhando o trabalho com/para surdos em Viçosa: contribuições do projeto Surdo Cidadão da UFV
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.130Resumen
A grande maioria das pessoas surdas possui um histórico de vida marcado por preconceito e restrições, sobretudo em relação à comunicação. Isso se deve ao fato da sociedade ainda estar atenta apenas a questões clínicas e não valorizá-los enquanto indivíduos plurais capazes de se desenvolverem por meio da Língua de Sinais. Devido a essas equivocadas concepções, o Projeto Surdo Cidadão tem como parâmetro de atuação divulgar e ensinar, por meio de minicursos em nível básico, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos ouvintes, promover e orientar, através de palestras e oficinas, estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal de Viçosa e da própria cidade a respeito de algumas nuances da Libras, cultura surda e ainda desenvolver atividades de Química e Matemática de cunho educacional voltado à estudantes surdos de Viçosa e região que cursam o Ensino Médio ou que já concluíram. Por isso, nesse relato será explanado sobre essas ações que foram realizadas em 2015 no projeto.PROEXT
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.