Evaluación del perfil de los participantes y su aprovechamiento en el curso de extensión “Covid-19: Conhecendo Para Se Prevenir”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14669

Palabras clave:

Curso de capacitación, Salud pública, SARS-CoV-2, Epidemia, Compromiso social

Resumen

La pandemia del Covid-19 demanda numerosas medidas para combatirla, entre ellas la necesidad de brindar información confiable a la población. De esta forma, se llevó a cabo el curso de extensión online “Covid-19: Conhecendo Para Se Prevenir”. Donde el objetivo en este trabajo es describir el perfil de los participantes y su valoración de la calidad del curso ofrecido a académicos y estudiantes externos. Se trata de un estudio observacional y cuantitativo con análisis de los porcentajes de respuestas obtenidos por investigación de campo a partir de formularios online. En las respuestas, la mayoría de los participantes se identificaron como mujeres, estudiantes y de la ciudad de Janaúba. En cuanto a la calidad, la mayoría indicó como excelente la difusión, la calidad de los videos y contenidos, el aprendizaje y la posibilidad de tomar otro curso ofrecido por el mismo equipo. Solo el sonido no fue calificado en su mayoría como excelente. Los resultados mostraron el perfil de los participantes y la aprobación dominante en los aspectos analizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silas Silva SANTANA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui mestrado e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU e graduação em biomedicina pela UESC.

Marcos Júnio Alves dos SANTOS, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Graduando da Engenharia de Minas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui graduação no Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Roberto Allan Ribeiro SILVA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Técnico Administrativo na atenção à saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui mestrado de Ensino em Saúde pela UFVJM, e graduação em Enfermagem pela Faculdade Vale do Gorutuba.

Karla Taísa Pereira COLARES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Técnico Administrativo no Laboratório de Biologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui Mestrado de Ensino em Saúde pela UFVJM, e graduação em Biomedicina pela Faculdade de Saúde Ibituruna.

Lorena Tolentino CARDOSO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Técnico Administrativo no Serviço de Psicologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui Pós-graduação em Psicanálise e Saúde Mental pela Faculdade de Ciências e Tecnológicas de Janaúba, e graduação em Psicologia pela FUNORTE.

Patrícia Nirlane da Costa SOUZA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola pela UFLA e graduação em Ciências Biológicas pela UFLA.

Max Pereira GONÇALVES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela UFV e graduação em Ciências Biológicas – bacharelado, pela Universidade Vale do Rio Doce, e especialização em Biologia pela UFLA.

Citas

ABREU, Janette Maria França. EaD e gênero: uma apreciação sobre a preferência da modalidade pelas mulheres nos cursos de graduação da UFMA. Relatório de Estudo Concluído. 2014. ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/81.pdf, 2014. Acesso em: 15 Set. 2022.

ANTONELLI-PONTI, Mayra; VALENTI, Lívia; DÍAZ, David Andrés Casilima; PICOLI, Ricardo Marinho de Mello; VERSUTI, Fabiana Maris. Divulgação Científica Em Psicobiologia: Educação A Distância Como Estratégia Para A Promoção Da Extensão Universitária. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 183-197, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico especial: doença pelo coronavírus Covid-19. Semana epidemiológica 32. 2021.

BRITO, Sávio Breno Pires; BRAGA, Isaque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Pandemia da Covid-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020.

FEITOZA, Thércia Mayara Oliveira; CHAVES, Amanda Maria; MUNIZ, Giovanna Tarquinio Sales; DA CRUZ, Mirela Carolaine Cunha; JUNIOR, Irani de Farias Cunha. COMORBIDADES E Covid-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 711-723, 2020.

GUARDA, Vera Lúcia de Miranda; DE CASTRO, Ana Letícia Pilz; MACHADO, Marina de Medeiros; COSTA, Adivane Terezinha; ANDRADE, Ângela Leão; SANTOS, Eleonice Moreira; SILVA, André Luís; MENDES, Júlia Castro. A fabricação de sabão artesanal como forma de proteção dos recursos hídricos e auxílio no combate à pandemia da Covid-19, por meio do ensino a distância. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 89-102, 2021.

HUANG, Chaolin; WANG, Yeming; LI, Xingwang; REN, Lili; ZHAO, Jianping; HU, Yi, ZHANG, Li; FAN, Guohui; XU, Jiuyang; GU, Xiaoying; CHENG, Zhenshun; YU, Ting; XIA Jiaan; WEI, Yuan; WU, Wenjuan; XIE, Xuelei; YIN, Wen; LI, Hui; LIU, Min; XIAO, Yan; GAO, Hong; GUO, Li; XIE, Jungang; WANG, Guangfa; JIANG, Rongmeng; GAO, Zhancheng; JIN, Qi; WANG, Jianwei; CAO, Bin. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. The Lancet, v. 395, n. 10223, p. 497-506, 2020.

LIMA, Diego Laurentino; LOPES, Maria Antonieta Albanez A. de Medeiros; BRITO, Ana Maria. Social media: friend or foe in the Covid-19 pandemic. Clinics, v. 75, 2020.

MARQUES, Georgiana Eurides de Carvalho. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do Covid-19. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n.1, p. 42-43, 2020.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; ROSSATO, Lucas; DA CUNHA, Vivian Fukumasu; CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves; PILLON, Sandra Cristina. A religiosidade/espiritualidade como recurso no enfrentamento da Covid-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020.

SOUZA, Ademir Hilário; SOUZA, Ana Paula Borges; TORRES, Lidiane Silva. The challenges of remote teaching in times of social isolation: pplicability of digital technologies as a ool in pedagogical practice. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1563. Acesso em: 15 Set. 2022.

World Health Organization (WHO). Advice for public. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/disseas/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters. Acesso em: 21 Set. 2022

ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The lancet, v. 395, n. 10225, p. 676-676, 2020.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

SANTANA, S. S., SANTOS, M. J. A. dos ., SILVA, R. A. R. ., COLARES, K. T. P., CARDOSO, L. T. ., SOUZA, P. N. da C., & GONÇALVES, M. P. (2022). Evaluación del perfil de los participantes y su aprovechamiento en el curso de extensión “Covid-19: Conhecendo Para Se Prevenir”. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14669

Número

Sección

Artículo