Intercâmbio de materiais didáticos matemáticos propostos para a Educação Básica: Ensino fundamental II e Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12158-01-09e

Palabras clave:

Matemática, Material didático, Educação Básica

Resumen

A Matemática é uma das disciplinas no qual muitos discentes consideram de difícil entendimento, com definições e propriedades abstratas. Para facilitar o aprendizado dos alunos na Educação Básica existem diversos materiais manipuláveis que podem auxiliar no desenvolvimento do processo cognitivo. O objetivo desse artigo é apresentar alguns materiais didáticos que foram desenvolvidos com a orientação de docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Santana do Araguaia – PA, explorando o ensino de Matemática, amostras ou exposições dos objetos que possam agregar contribuições no Ensino Básico. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A confecçãos materiais didáticos matemáticos apresentados só foi possível através da iniciativa de começar a produzir ferramentas que venham de fato contribuir positivamente para a Educação Básica. Os conteúdos destinados a cada material ilustrado foramtados em turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e graduação. Por meio da confecção destes materiais e apresentações de suas metodologias trabalhadas na Educação Básica, pretendemosntribuir para o incentivo e o desenvolvimento de novas atividades diferenciadas com materiais manipuláveis de baixo custo. Por fim, a confecção e utilização de materiais didáticos poderão servir de apoio para novas propostas didáticas a serem realizadas em escolas santanenses na área da Matemática.

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Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Ferrugine, S. S., & Cristiane. (2021). Intercâmbio de materiais didáticos matemáticos propostos para a Educação Básica: Ensino fundamental II e Ensino Médio. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(1), 12158–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12158-01-09e

Número

Sección

General Articles