Contribuições do Material Dourado para o ensino de números decimais numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12155-01-10ePalavras-chave:
Matemática, Material Dourado, Números decimais, Valor posicional, Ensino Fundamental IIResumo
Apresentamos neste trabalho, uma experiência com uso do Material Dourado e Quadro do Valor de Lugar (QVL) em aulas de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso. O objetivo do estudo foi investigar as contribuições do uso do Material Dourado e QVL no ensino do sistema decimal de numeração, em especial a representação dos números decimais em uma turma de 6º ano. As atividades investigativas com material didático visaram a construção e fortalecimento dos conhecimentos prévios que os alunos adquiriram em anos anteriores dando sequência em conteúdos posteriores relacionados às operações fundamentais e números decimais. Desenvolveu-se um estudo qualitativo do tipo Pesquisa-ação a partir de uma problemática vivenciada na prática docente em relação ao ensino de números decimais. Os instrumentos de pesquisa foram o diário de campo da pesquisadora, questionário e material produzido pelos alunos. Destaca-se como resultados as contribuições vivenciadas pelos alunos relacionadas à participação na aula, interação com os colegas, socialização de dúvidas e verbalização de conceitos relacionados à representação de números decimais. O estudo contribui para o campo da educação matemática ao evidenciar o potencial do Material Dourado e QVL para o estudo de números decimais em turmas de 6º ano e sugere-se a realização de novas pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.