Construção de HQs no ensino de Matemática: relato de experiência com alunos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14311-01ePalavras-chave:
História em Quadrinhos Digital, Matemática, Ensino FundamentalResumo
As histórias em quadrinhos (HQs) são ferramentas utilizadas para narrar histórias por meio de figuras e pequenos textos em forma de balões de forma prática e divertida. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal relatar as práticas de atividades desenvolvidas em um minicurso com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Santana de Araguaia – PA, de forma online. Utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, como instrumentos de análise descritiva, a vídeo gravação da aplicação das atividades, questionário e anotações dos pesquisadores. As atividades desenvolvidas consistiram em apresentar e construir histórias em quadrinhos, envolvendo conteúdos matemáticos com o uso do StoryBoard That, como ferramenta digital. Os resultados demonstraram que a utilização do recurso tecnológico proporcionou a curiosidade e participação dos alunos durante a construção de HQs, além de despertar o interesse em resolver problemas matemáticos. A utilização do StoryBoard That gerou nos alunos autonomia e criatividade em desenvolver suas próprias histórias e, ao mesmo tempo, oportunizou o espírito explorador e investigativo de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.