Construção de HQs no ensino de Matemática: relato de experiência com alunos do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Samira Santos Ferrugine UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0002-4290-2614
  • Marta Vieira da Silva UNIFESSPA
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista UNIFESSPA
  • Cristiane Johann Evangelista UNIFESSPA

DOI :

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14311-01e

Mots-clés :

História em Quadrinhos Digital, Matemática, Ensino Fundamental

Résumé

As histórias em quadrinhos (HQs) são ferramentas utilizadas para narrar histórias por meio de figuras e pequenos textos em forma de balões de forma prática e divertida. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal relatar as práticas de atividades desenvolvidas em um minicurso com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Santana de Araguaia – PA, de forma online. Utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, como instrumentos de análise descritiva, a vídeo gravação da aplicação das atividades, questionário e anotações dos pesquisadores. As atividades desenvolvidas consistiram em apresentar e construir histórias em quadrinhos, envolvendo conteúdos matemáticos com o uso do StoryBoard That, como ferramenta digital. Os resultados demonstraram que a utilização do recurso tecnológico proporcionou a curiosidade e participação dos alunos durante a construção de HQs, além de despertar o interesse em resolver problemas matemáticos. A utilização do StoryBoard That gerou nos alunos autonomia e criatividade em desenvolver suas próprias histórias e, ao mesmo tempo, oportunizou o espírito explorador e investigativo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2022-06-09

Comment citer

Ferrugine, S. S., Silva, M. V. da, Evangelista, D. H. R., & Evangelista, C. J. (2022). Construção de HQs no ensino de Matemática: relato de experiência com alunos do Ensino Fundamental. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(5), 14311–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14311-01e

Numéro

Rubrique

General Articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice