Intercâmbio de materiais didáticos matemáticos propostos para a Educação Básica: Ensino fundamental II e Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12158-01-09ePalavras-chave:
Matemática, Material didático, Educação BásicaResumo
A Matemática é uma das disciplinas no qual muitos discentes consideram de difícil entendimento, com definições e propriedades abstratas. Para facilitar o aprendizado dos alunos na Educação Básica existem diversos materiais manipuláveis que podem auxiliar no desenvolvimento do processo cognitivo. O objetivo desse artigo é apresentar alguns materiais didáticos que foram desenvolvidos com a orientação de docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Santana do Araguaia – PA, explorando o ensino de Matemática, amostras ou exposições dos objetos que possam agregar contribuições no Ensino Básico. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A confecçãos materiais didáticos matemáticos apresentados só foi possível através da iniciativa de começar a produzir ferramentas que venham de fato contribuir positivamente para a Educação Básica. Os conteúdos destinados a cada material ilustrado foramtados em turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e graduação. Por meio da confecção destes materiais e apresentações de suas metodologias trabalhadas na Educação Básica, pretendemosntribuir para o incentivo e o desenvolvimento de novas atividades diferenciadas com materiais manipuláveis de baixo custo. Por fim, a confecção e utilização de materiais didáticos poderão servir de apoio para novas propostas didáticas a serem realizadas em escolas santanenses na área da Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 The Journal of Engineering and Exact Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.