Contribuições do Material Dourado para o ensino de números decimais numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12155-01-10e

Mots-clés :

Matemática, Material Dourado, Números decimais, Valor posicional, Ensino Fundamental II

Résumé

Apresentamos neste trabalho, uma experiência com uso do Material Dourado e Quadro do Valor de Lugar (QVL) em aulas de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso. O objetivo do estudo foi investigar as contribuições do uso do Material Dourado e QVL no ensino do sistema decimal de numeração, em especial a representação dos números decimais em uma turma de 6º ano. As atividades investigativas com material didático visaram a construção e fortalecimento dos conhecimentos prévios que os alunos adquiriram em anos anteriores dando sequência em conteúdos posteriores relacionados às operações fundamentais e números decimais. Desenvolveu-se um estudo qualitativo do tipo Pesquisa-ação a partir de uma problemática vivenciada na prática docente em relação ao ensino de números decimais. Os instrumentos de pesquisa foram o diário de campo da pesquisadora, questionário e material produzido pelos alunos. Destaca-se como resultados as contribuições vivenciadas pelos alunos relacionadas à participação na aula, interação com os colegas, socialização de dúvidas e verbalização de conceitos relacionados à representação de números decimais. O estudo contribui para o campo da educação matemática ao evidenciar o potencial do Material Dourado e QVL para o estudo de números decimais em turmas de 6º ano e sugere-se a realização de novas pesquisas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2021-03-30

Comment citer

Ferrugine, S. S., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. (2021). Contribuições do Material Dourado para o ensino de números decimais numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental II. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(1), 12155–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12155-01-10e

Numéro

Rubrique

General Articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice