A escola sob o olhar das crianças que frequentam um ambiente construtivista
Resumen
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa sobre as representações de escola em crianças na educação infantil. Os dados analisados referem-se às ideias de crianças entre 5 e 6 anos de idade, que frequentam um ambiente escolar construtivista, sobre a escola. O método utilizado na pesquisa foi o Método Clínico, e os dados foram coletados por meio de entrevista clínica. Os dados obtidos sofreram análise qualitativa e as respostas dos sujeitos agrupadas em subcategorias. Os resultados demonstram que as crianças compreendem a escola a partir dos aspectos que podem ser observados diretamente no contexto escolar. Suas explicações estão baseadas no que tem na escola, aspectos físicos e/ou humanos; no que se faz na escola, atividades e rotina; bem como os sentimentos e vivências em relação à instituição. As representações das crianças também ressaltam a importância do brincar e dos espaços externos como elementos que não podem faltar em uma boa escola.
Palavras-Chave: Representação de escola; conhecimento social; ambiente escolar.
Descargas
Citas
CANTELLI, V. C. B. Um estudo psicogenético sobre as representações de escola em crianças e adolescentes. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2000.
DELVAL, J. Crescer e Pensar: a construção do conhecimento na Escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DELVAL, J. Introdução à Prática do Método Clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARTINS, R. de. C. A organização do espaço na educação infantil: o que contam as crianças? Curitiba, 2010 (Dissertação de Mestrado).
OLIVEIRA, A. M. R. de. Do outro lado: a infância sob o olhar de crianças no interior da creche. Dissertação de Mestrado. Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
PIAGET, J. A Representação do Mundo na Criança. São Paulo: Ideias & Letras, 1926/2005.
SARAVALI, E. G.; GUIMARÃES, T. Ambientes Educativo e Conhecimento Social: um estudo sobre as representações de escola. Educação em Revista. v.26. nº 01. Abril. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 157-184.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98