O significado da casa própria para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Viçosa, MG
Resumen
Analisou-se, neste trabalho, que é parte da pesquisa de mestrado em Economia Doméstica, realizada no período de 2012/2013 na cidade de Viçosa-MG, o processo de implantação do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida (PMCMV), direcionado para a população de baixa renda no município. Este trabalho tem por objetivo apresentar o significado da aquisição da casa através desse Programa na perspectiva das famílias beneficiárias. É um estudo com abordagem mista, cujos resultados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com os beneficiários. A casa própria é o sonho do brasileiro, porém através da produção de mercado, a população de baixa renda foi e é preterida de ter acesso a tal bem, realidade esta que se arrasta por vários anos. Em 2009, o PMCMV surge com a proposta de atender, de fato, a essa população. No caso de Viçosa, até o momento, 335 famílias foram beneficiadas. Nessa realidade é possível perceber a satisfação dos beneficiários na aquisição da casa, trazendo à tona vários significados positivos, o que não afasta a percepção destes sobre a realidade local a que estão submetidos.Descargas
Citas
_______________. Lei n. 11.977, de 11 de Julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br > Acesso em: 07 de novembro de 2011.
BOLAFFI, Gabriel. Habitação e Urbanismo: O Problema e o Falso problema. In: A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa-Ômega. 1979.
BOLFARINE, Heleno; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Elementos de Amostragem. São Paulo: Edgar Blücher, 2005.
BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Cartilha completa Minha Casa Minha Vida. 2012. Disponível em <http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/habita/mcmv/CARTILHACOMPLETA.PDF> acesso realizado em Março 2013.
CAPELLA, Ana C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: HOCHMAN, Gilberto et al. (Orgs.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. 398p. P. 87-122.
CRUZ, Tancredo Almada (coord). Retratos de Viçosa. Viçosa-MG. CENSUS. 2012.
DENZIN, Norman K. & LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre, Artmed, pp. 15-41, 2006.
GUIMARÃES, Eliane Aparecida. O processo de implementação do Programa Minha Casa Minha Vida para população de baixa renda: o caso de Viçosa-MG. 2013. 230f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
FREYRE, Gilberto. Oh de Casa! em tôrno da casa brasileira e de sua projeção sobre um tipo nacional de homem. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1979. 169p.
MARICATO, Ermínia. Política habitacional no regime militar: do milagre econômico à crise economia. Petrópolis: Vozes, 1987.
____________. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 4, 2000, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em outubro de 2011.
___________. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, São Paulo, v.17, n.48, maio/ago. 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (2000). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp.9-29). Petrópolis: Vozes, 2000.
SINGER, Paul. O uso do solo na economia capitalista. In: A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa-Ômega. 1979.
VIÇOSA, Prefeitura Municipal. Lei n. 1383/2000. Institui o Plano Diretor do Município de Viçosa e dá outras providências. 25 maio 2000.
Descargas
Archivos adicionales
- Declaração de responsabilidade (Português (Brasil))
- Aprovação comitê de Ética (Português (Brasil))
- Declaração (Português (Brasil))
- O significado da casa própria para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Viçosa, MG (Português (Brasil))
- Declaração de responsabilidade e termo de transferência de direitos autorais (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98