Análise da demanda de combustíveis veiculares no Brasil entre 2004 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v14i1,2,3.328Abstract
No Brasil, a partir da década de 2000, o setor sucroenergético cresceu muito. Entre 2004 e 2009, as vendas de etanol aumentaram 400%. Entretanto, entre 2009 e 2014, uma crise se instalou no setor, levando ao fechamento de diversas usinas. Consequentemente, as vendas de etanol hidratado caíram muito. Esse trabalho tem o objetivo de verificar a elasticidade da demanda por gasolina C e etanol hidratado entre 2004 e 2014. Para isso foi utilizada a metodologia de vetor de cointegração. Os resultados indicaram que, para o consumo de gasolina, a demanda é elástica em relação ao preço, enquanto é inelástica em relação à renda e o preço do etanol não é uma variável significativa. Já para o consumo de etanol, a elasticidade preço e elasticidade cruzada da demanda são elásticas, de tal forma que as variações no consumo de etanol são mais sensíveis para o preço do etanol do que para o da gasolina. Por outro lado, a variação do PIB não é um fator explicativo para o consumo de etanol nesse período.
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