Consumo e certificação de maçãs: perfil do consumidor e disposição a pagar
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v15i1.471Abstract
Este artigo apresenta a análise do comportamento do consumidor diante dos processos de certificação de maçãs. O estudo foi realizado na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). Aplicou-se o modelo de regressão logística para avaliar o perfil do consumidor e sua disposição a pagar por maçãs certificadas. Os resultados mostram que os consumidores não valoram, em sua maioria, os atributos da fruta que relacionam-se à qualidade e segurança do alimento no momento da compra. Verificou-se, também, que o conjunto de características socioeconômicas dos consumidores não possibilita que se trace uma tipologia do indivíduo que valora e que esteja disposto a pagar mais para comprar maçãs certificadas.
Downloads
References
________. Dados Estatísticos 2015. Disponível em: <http://agapomi.com.br/informacoes/dados-estatisticos/2015.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.
ANDRIGUETO, J. R. Produção integrada de frutas e sistema agropecuário de produção integrada no Brasil. Brasília: MAPA, 2008. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/pls/portal/docs /PAGE/MAPA/SERVICOS/PROTECAO _INTEGRADA_DE_FRUTAS1/PROD_INTEGRADA_TEXTOS/LIVRO%20PIFSAPI%2013%20MAIO%2008%20REVISADO_0.PDF>. Acesso em: 9 jun. 2015.
BARROS, M. A. B.; LOPES, G. M. B.; WANDERLEY, M. B. Tipologia do consumo de frutas: um estudo sobre o comportamento do consumidor de banana. Revista Produção OnLine, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1-14, dez. 2007. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/49/49>. Acesso em: 12 jun. 2014.
BOSTRÖM, M.; KLINTMAN, M. Eco-standards, product labelling and green consumerism. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2008.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento. Maçã: Informativo da Secretaria de Política Agrícola. Brasília, ano 6, v. 54, p. 1-7, mar. 2013. Disponível em: <www.agricultura.gov.br/.../editConsultarPublicacaoGrupo2.do?...%2Fpolitica-agricola>. Acesso em: 15 jul. 2014.
DIAS FILHO, J.; CORRAR, L. P. E.; Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.
DORR, A. C; MARQUES, P. V. Exigências dos consumidores europeus em relação à maçã gaúcha, na visão dos exportadores. Revista Organizações Rurais e Agroindustriais. Lavras, v. 8, n. 1, p. 40-48, 2006.
FORNASIER, A; WAQUIL, P. D. A importância das organizações de interesse privado no agronegócio: o caso da cadeia produtiva da maçã no Brasil. Organizações Rurais & Agroindustriais. Lavras, v. 14, n. 1, p. 46-59, 2012. Disponível em: <http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/457>. Acesso em: 12 jun. 2014.
GONZALEZ, M. V. Valor econômico de visitação do Parque “Phillipe Westin Cabral de Vasconcelos”. 2004. 62 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2004.
HATANAKA, M.; BAIN, C.; BUSCH, L. Third-part certification in the global agrifood system. Food Policy. Bologna, v. 30, n. 3, p. 354-369, 2005.
HOWARD, P. H.; ALLEN, P. Beyond organic: consumer interest in new labelling schemes in the Central Coast of California. International Journal of Consumer Studies. Washington, v. 30, n. 5, p. 439-451, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. IBGE Cidades: Santa Maria. 2014. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/santa-maria>. Acesso em: 15 ago. 2015.
________. Levantamento sistemático da produção agrícola. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em < ftp://ftp.ibge.gov.br/Producao_Agricola/Levantamento_Sistematico_da_Producao_Agricola_[mensal]/Fasciculo/2012/lspa_201202.pdf>. Acesso em: 30 out. 2015.
MALAFAIA, G. C. As convenções sociais de qualidade como suporte à configuração de sistemas agroalimentares locais competitivos: um estudo cross country na pecuária de corte. 2007. 171 f. Tese (Doutorado em Agronegócios) - Centro de Estudos em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
RIERA, P. Manual de valoración contigente. Madrid: Instituto de Estudos Fiscales, 1994.
SOUZA, R. C.; AMATO NETO, J. Exportações brasileiras de frutas certificadas: oportunidades de negócios para o empresário rural. In: ZUIN, L. F. S.; QUEIROZ, T. R. (Org.). Agronegócios: gestão e inovação. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 395-430.
VALENT, J. Z. et. al. Fatores determinantes do consumo de alimentos certificados no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET, Santa Maria, v. 18. n. 3., p. 57-65, maio 2014.
VAN RIJSWIJK, W. et. al. Consumer perceptions of traceability: A cross-national comparison of the associated benefits. Food Quality and Preference, Barking, v. 19, n. 5, p. 452-464, 2008.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.