Produzir, comercializar, organizar e consumir, de outra forma.
DOI:
https://doi.org/10.36363/rever.v12i1.14769Resumo
RESUMO
O objetivo deste trabalho é compreender e interpretar os processos de transformação que estão ocorrendo nas formas de produzir alimentos, de comercializá-los, das formas organizacionais adotadas pelos atores e as mudanças na relação entre consumidores e produtores. São apresentados estudos de caso ocorridos em território francês, para serem usados como referência do que pode acontecer na Argentina ou em outros países. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e mobilizou-se a pesquisa realizada por doutorandos de uma Unidade de Inovação do INRA, localizada na cidade de Montpellier, França. Nas reflexões finais, são levantadas algumas questões que visam enriquecer o diálogo, a reflexão e a crítica sobre os modos hegemônicos de produção agroindustrializada, de formas organizacionais cada vez mais distantes dos interesses do povo e dos inúmeros desequilíbrios ambientais e sociais que eles prevalecem em países mais desenvolvidos e em outros mais precários e desorganizados.
Palavras-Chave: Alimentos; Organizações; Troca; Consumidores; Agroecologia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.