Sistematização da Experiência nas Escolas: Francisco Araújo Barros e Escola Família Agrícola Dom Fragoso

Autores

  • Lailla Sabrina Queiroz Nazareno Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Joana D'arc da Silva Feitosa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever712018337-352

Resumo

As escolas do campo, são assim classificadas, em respeito ao perfil sociocultural de seus alunos, que vêm de assentamentos, colônias agrícolas e sítios. A implantação desse sistema de ensino e de escolas que trabalham o desenvolvimento sociocultural de um determinado lugar e/ou região pode ser visto pela ótica da tentativa de fortalecimento das políticas de combate a fome a as desigualdades sociais nacionais. Partindo dessa premissa, esse artigo objetiva identificar através da experiência in loco, as diferenças entre as Escolas: Francisco Araújo Barros e Dom Fragoso, haja vista um ser de iniciativa estadual e a outra social. Na pesquisa utilizou-se o método qualitativo em que se deu a partir da observação e vivência de duas escolas rurais que estivessem situadas no contexto do semiárido, e assim possibilitando o resgate de informações in locos. A grande mudança notada em relação as escolas do campo é a liberdade de participação da população e do reconhecimento do Estado da necessidade e da viabilidade de proporcionar alterações na grade curricular. Contudo, ainda é notório que em ambas as instituições existe a real necessidade de profissionais que estejam aptos a trabalhar com o ensino contextualizado e se identifiquem com a proposta.

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Biografia do Autor

Lailla Sabrina Queiroz Nazareno, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduanda do curso de Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Participante do Grupo de pesquisa POLIFIBAN/CNPq - Polifenóis, antioxidantes e fibra dietética na saúde. Atuou como bolsista voluntária (PIBIC/UNILAB) no Projeto de Produção de mudas de Gliricídia (Gliricidia sepium) por estaquia, visando a alimentação de ruminantes, no período de março/2014 a fevereiro/2015. Possui experiência na área de ciências da natureza e sustentabilidade, em virtude da participação em Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-EM/CNPq/UNIFOR), durante o Ensino Médio no período de abril/2011 a março/2012, contribuindo com a Instituição de Ensino CAIC Maria Alves Carioca.

Joana D'arc da Silva Feitosa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando em Agronomia Bacharelado, com prioridade no trabalho em Agricultura Familiar. Estudante da 1ª turma de Agronomia da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Foi bolsista e voluntária PIBIC, no Projeto "A Formação do Engenheiro Agronômo no contexto da UNILAB: Que Projeto Político Pedagógico?" tendo como orientador o Dr. Prof. Dr. José Ribamar Furtado de Souza. Atualmente sou Bolsista no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Educação e Economia Solidária (NEPDEESOL); que tem como coordenadora a Profa. Dra. Clébia Mardônia Freitas Silva, vinculada ao Projeto Começando Certo.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Nazareno, L. S. Q., & Feitosa, J. D. da S. (2018). Sistematização da Experiência nas Escolas: Francisco Araújo Barros e Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(1), 337–352. https://doi.org/10.36363/rever712018337-352