A influência do canal rural na tomada de decisão dos sojicultores do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.36363/rever.v10i01.11531Abstract
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e a atividade envolve uma gama extensa de produtores, empresas e indústrias que trabalham e dependem diariamente do grão para sobreviver e gerar empregos e renda. Para tomar decisões sobre diversos estágios da produção da oleaginosa, os agricultores contam com uma série de meios de informações. Um dos principais são os veículos de comunicação especializados do setor, como o Canal Rural. Este trabalho pretendeu analisar a influência das notícias e dos dados divulgados pelo Canal Rural para a tomada de decisão de produtores de soja no Distrito Federal. Para tanto, foi aplicado um questionário quantitativo com quarenta produtores locais com o objetivo de identificar a relação entre o acesso ao conteúdo jornalístico e informativo do veículo e as escolhas comerciais e técnicas feitas por essas pessoas. Apesar de todos os recursos tecnológicos e mercadológicos que ajudam o agricultor na atividade rural e da influência política no segmento, são as notícias de clima e a meteorologia que mais influenciam na rotina dos sojicultores dos campos brasilienses.
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