Artesanato em lã no território do Pampa Gaúcho: Influências das políticas públicas, do cooperativismo e do associativismo em São Gabriel/RS
DOI:
https://doi.org/10.36363/rever71201848-75Resumen
Este trabalho tem por objetivo entender o contexto do artesanato em lã em São Gabriel/RS e de forma específica, compreender os principais fatores que proporcionaram o desenvolvimento local, a partir da prática do saber-fazer artesanal em lã praticado pelas mulheres rurais. Metodologicamente, a pesquisa de campo realizada configura-se como um estudo de caso de caráter qualitativo, onde o alvo empírico foram as artesãs da comunidade rural do Faxinal, o artesão e presidente da Associação de Agricultores Familiares e Artesãos do Faxinal, Rincão de Santa Catarina e Timbaúva (AFARTI) e os extensionistas do município. A partir dos resultados obtidos é possível destacar quatro fatores relevantes na comunidade: os saberes das mulheres rurais, a influência das políticas públicas e a organização social em associação e participação cooperativa.
Descargas
Citas
CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
CORTÊS. J.C.P. O gaúcho: danças trajes artesanato. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. (S/D). 376 p.
CUNHA, A. M. O artesanato, suas estratégias de comercialização e constituição enquanto produto turístico da agricultura familiar em Pelotas, Pedras Altas e Jaguarão – RS: os casos do ladrilã e das redeiras. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, UFRGS. Porto Alegre, 2012.
FAGUNDES, A. A. Curso de tradicionalismo gaúcho. Porto Alegre, Martins Livreiro, 1995.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Populacional 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/sao-gabriel/panorama>. Acesso: 14 de mar. 2018.
LEITE, P. R. Modos de vida e produção artesanal: entre preservar e consumir. In: Artesanato Solidário/ArteSol (Org.). Olhares itinerantes: reflexões sobre artesanato e consumo da tradição. São Paulo, 2005.
LIMA, R. G. Artesanato de tradição: cinco pontos em discussão. In: Artesanato Solidário/ArteSol (Org.). Olhares itinerantes: reflexões sobre artesanato e consumo da tradição. São Paulo, 2005.
PAIXÃO, M; EGGERT, E. A hermenêutica feminista como suporte para pesquisar a experiência das mulheres. In: EGGERT, E (Org)s. Processos educativos no fazer artesanal de mulheres do Rio Grande do Sul. 1. ed.–Editora EDUNISC. Santa Cruz do Sul, 2011. 108 p.
PREFEITURA DE SÃO GABRIEL. Economia. 2018. Disponível em: http://www.saogabriel.rs.gov.br/Portal/conheca/economia.html. Acesso: 14 de mar. 2018.
TEDESCO, J.C. Saberes e fazeres entre os afazeres: a dinâmica e os sentidos de produtos artesanais entre camponeses do norte e nordeste do RS. Anais. 36º Encontro Anual da Anpocs, GT 20: Metamorfoses do rural contemporâneo, 2012. Disponível em: www.anpocs.com/.../36...anpocs/.../8068-saberes-e-fazeres-entre-os-afazeres-a-dinami. Acesso: 13 de mar. 2018.
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. Talentos do Brasil. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-talentos/grupos-produtivos-apoiados. Acesso: 15 de mar. 2018.
SAINT-HILAIRE, A. A viagem do Rio Grande do Sul. Tradução de Adroaldo Mesquita da Costa. Porto Alegre, 1987. 496 p.
SENNETT, R. El artesanato. Tradução de Marco Aurélio Galmarini. Barcelona: Anagrama, 2009. 202 p.
ZATTERA, V.B.S. Cone Sul: adereços indígenas e vestuário tradicional. Editora Pallotti. Porto Alegre. 1999. 229 p.