Instituto de Permacultura como espaço não formal de aprendizagem em ciências
DOI:
https://doi.org/10.36363/rever722018213-240Resumen
Este trabalho buscou relatar as características pedagógicas de um Instituto de Permacultura, localizado em Bagé, RS, como espaço não formal de aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa diagnóstica com abordagem descritivo–bibliográfica, entrevista, observação participante e registros escritos, obtidos em uma atividade de campo. A principal característica do Instituto de Permacultura do Pampa (IPEP) é a demonstração de técnicas alternativas para o desenvolvimento sustentável de habitações e agricultura. As atividades são realizadas com base em eixos temáticos: água, alimentação, habitação e energia. O IPEP, pela sua característica multidisciplinar, apresenta um grande potencial pedagógico como espaço não formal de aprendizagem em ciência e meio ambiente.
Descargas
Citas
AUSUBEL, D. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. Educação não-Formal. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 20-20, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, v.3, Brasília: MEC/SEB, 1999.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Prompt, Cecilia (Org.). Manual de Bioconstrução, Brasília: MMA, 2008.
CASCAIS, M.G.A.; FACHIN-TÉRAN, A. Educação formal, informal e não formal em ciências: Contribuições dos diversos espaços educativos. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte-Nordeste (XXEPENN), Manaus, 2011.
ÇENCEL, Y.A. Transferência de calor e massa – uma abordagem prática. São Paulo: McGraw Hill, 2003.
COLIN, S. (2010). Técnicas construtivas do período colonial. Disponível em: http:www.ceap.br/materialMAT02092011153107.pdf Acesso em: 21. mar. 2018.
COOPER, M.; ZANON, A.R.; REIA, M.Y.: MORATO, R.W. Compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos agroindustriais: Teórico e Prático. Série Produtor Rural, Edição Especial. Piracicaba: ESALQ – Divisão de Biblioteca, 2010.
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, v. 9, p. 31-40, 1999.
FÁVERO, O. Educação Não Formal: contextos, percursos e sujeitos. Educação e Sociedade, v. 28, n. 99, p. 614-617, 2007.
FENSHAM, P. School science and public understanding of science. International Journal of Science Education, v. 21, n. 7, p. 755-763, 1999.
FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 3-11, 2000.
GAIA, M.C.M.; LIMA, M.E.C.C.; MACHADO, A.H. Agroecologia e permacultura – propostas possíveis para a Educação científica na Educação do Campo. Anais do I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. João Pessoa, 2011. Disponível em: http://ieppecpb2011.xpg.uol.com/conteúdo/GTs/GT%20-%2004/19.pdf Acesso em: 25 Abril 2018.
GOHN, M.G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.
GOHN, M.G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, v. 1, p. 35-50, 2014.
HAMLIN, R. Solar Cookers Review, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: http://solarcooking.org/newsletters/scr_pdfs/scr_apr10.pdf Acesso em 01 maio 2018.
HENDERSEN, D.F. Permacultura: as técnicas, o espaço, a natureza e o homem. Monografia em Antropologia. UNB, 87p, 2012.
INÁCIO, C.T.; MILLER, P.R.M. Compostagem: Ciência e prática pela gestão de resíduos orgânicos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009.
JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v. 7, p. 55-66, 2008.
JENKINS, E. School science, citizenship and the public understating of science. International Journal of Science, v. 21, n. 7, p. 703-710, 1999.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
KREITH, F.; MANGLIK, R.M.; BOHN, M.S. Princípios da transferência de calor. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
LIMA, A.C.B.; SILVA, E.G.; SPAROVEK, G.; STURION, G.L.; PRECOPPE, M.F.M.; MEIRA, M.L.R.; SPOTS, M.H.F.; MORAES, S.O. Manual de desidratação de frutas, ervas e hortaliças. Série Produtor Rural, 33, Piracicaba: ESALQ, 48p, 2006.
MOREIRA, M.A.; Masini, E.A.F.S. Aprendizagem signficativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2º ed., 83p, 2006.
MORROW, R. Permacultura passo a passo. Trad. Andre Soares. Pirinópolis: Mais Calango, 2010.
MOTA, D.M.; JESUS, R.L.; FACHÍN-TERÁN, A. Possibilidades de ensino de Matemática e Química no espaço não formal Bosque da Ciência. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 12002/1-122002/10, 2014.
OLIVEIRA, R.I.R.; GASTAL, M.L.A. Educação formal fora da sala de aula – olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não formais. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, 2009.
QUEIRÓZ, R.M.; TEIXEIRA, H.B.; VELOSO, A.S.; FACHÍN-TERÁN, A.; QUEIROZ, A.G. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Campinas, 2011.
SHIMADA, M.S.; FACHÍN-TERÁN, A. A relevância dos espaços não formais para o ensino de ciências. Anais do 4º Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências da Amazônia (EIEPCA), 2014.
SOARES, A.L.J. Conceitos básicos de Permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/Conceitos_Basicos_Permacultura_Andre_Soares.pdf Acesso em: 17 maio 2018.
SODIS. Desinfecção Solar da Água – O método, 2002. Disponível em: http://www.sodis.ch Acesso em 17 maio 2018.
TORGAL, F.P.; EIRES, R.; JALALI, S. (2009). A construção em terra. Portugal, Guimarães: TecMinho, 2009. Disponível em: http://www.repositorium.sdum.uminho.pt/bitsream/1822/28940/3/A_Constru%C3%A7%C3%A3o_em_terra. pdf Acesso em 17 maio 2018.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M.L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005.
VIVEIRO, A.A.; DINIZ|, R.E.S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2009.