Quem foi Maria Rosa? Conflitos e abusos de memórias sobre a Guerra do Contestado e a atual militância política feminina do campo

Auteurs

  • Zaira Moutinho
  • Claire Cerdan
  • Valmir Stropasolas

DOI :

https://doi.org/10.36363/rever112011%25p

Résumé

Procuramos, nesse trabalho, responder à seguinte pergunta: como a memória do Contestado influencia a militância política das mulheres do campo na região do Planalto Norte Catarinense? Os resultados apontam para o fato de que existem, na região, conflitos em torno da memória da Guerra que são alimentados pelas questões étnicas, de gênero e de classe. Nesse sentido, a militância política das mulheres tem sido tanto reforçada positivamente, como nas rememorações dos movimentos sociais, quanto negativamente, quando analisada a memória institucionalizada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Zaira Moutinho

Mestranda em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Claire Cerdan

Professora do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Geografia Humana, Econômica e Regional pela Université de Paris Nanterre.

Valmir Stropasolas

Professor do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Cararina. Doutor em Ciências Humanas (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Téléchargements

Publiée

2011-06-30

Comment citer

Moutinho, Z., Cerdan, C., & Stropasolas, V. (2011). Quem foi Maria Rosa? Conflitos e abusos de memórias sobre a Guerra do Contestado e a atual militância política feminina do campo. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(1). https://doi.org/10.36363/rever112011%p