COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: ANÁLISE DAS CENTRAIS SICOOB DE MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.18540/rever612017119-135Résumé
Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade.
Téléchargements
Références
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação, São Paulo, Ed. Atlas, 2010.
CARDOSO, O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública (RAP). Rio de Janeiro v. 40, n.6, p.1123-1144, Nov./Dez.
FRANÇA, F. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relationship. 3ª. São Paulo: Ed.Yendis, 2012.
FRANÇA, V. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTA, L.G.; WEBER, M.H.;
FRANÇA. V; PAIVA, R. (org.), Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Ed. UnB, 2002
FRANTZ, W. Comunicação e educação em cooperativas: retrospectiva histórica e importância atual. Perspectiva Econômica, São Leopoldo, ano XVII, v. 13, nº 39, 1983.
GOULART, J. Cooperativas de Crédito já são o 6° maior banco do país. O Estadão.
Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,cooperativas-de-credito-ja-sao-o-6-maior-banco-do-pais,10000024641. Acesso em: 20 abr. 2016
KUNSCH, M. (org). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V 1. São Paulo: Saraiva, 2009.
MEINEN, E., PORT, M. O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã. Brasília. CONFEBRAS.2012.430p.
MORAES, S. R. Comunicação e Cooperativismo: uma outra comunicação é possível. Revista Inovcom. Vol. 1, No 1, p. 34-46 - Maio 2006 Vol. 1, No 1, p. 34-46 - Maio 2006
OCEMG. Anuário de informações econômicas e sócias do cooperativismo mineiro. Belo Horizonte, 2015. Disponível em:< http://www.minasgerais.coop.br/pagina/146/anuario-de-informacoes-economicas-e-sociais.aspx>. Acesso em 8 fev de 2017.
SICOOB. Modelo Organizacional. Disponível em:< http://www.sicoob.com.br/o-sicoob-modelo-organizacional>. Acesso em 6 dez de 2016
________.Relatório Anual 2015. Disponível em: <http://www.sicoob.com.br/documents/21826417/31143763/relatorio_sistemico2.pdf/60ce2b91-75d1-4b08-85e1-dcf01def285b>. Acesso em: 10 fev de 2017
SOUZA, et. al. A comunicação na articulação agroindustrial entre uma cooperativa central, suas cooperativas singulares e cooperados. Revista de Economia e Sociologia Rural, São Paulo, n.3, set. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032014000300005 >. Acesso em: 2 dez de 2016.
TORO, José Bernardo; WERNECK, Nísia M. Duarte. Mobilização social: um modo de construir a cidadania e a participação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
TORQUATO, G. Cultura, poder, comunicação, crise e imagem. Fundamentos das organizações do século XXI. São Paulo: Cengage Learning, 2012.