OPINIÃO DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE ANABOLIZANTES
Keywords:
adolescents, anabolic, perceptionAbstract
The aim of this study was to evaluate adolescent’s opinions about use of anabolic steroids. This is a descriptive study with qualitative and quantitative approach. A questionnaire was administered to 70 students in one high school. Results indicated that adolescents know about anabolic steroids and, according with the most group opinion, EAA do harm to health and wellness, are not recommended to be human, and a minority of teenagers have used and agree using under doctor’s prescription. Therefore, we believe it is important that schools talk more about the subject.
Downloads
References
ARAÚJO, Jordano Pereira. O uso de esteroides androgênicos anabolizantes entre estudantes do ensino médio no distrito federal. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Abuso e dependência de anabolizantes. Projeto Diretriz – Associação Brasileira de Psiquiatria; Sociedade Brasileira de Pediatria; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2012.
CECCHETTO, Fátima; MORAES, Danielle Ribeiro de; FARIAS, Patrícia Silveira de. Enfoque sobre esteroides anabolizantes: risco a saúde e hipermasculinidade. Interface - Comunic., Saúde, Educ., São Paulo, v. 16, n. 41, p. 369-82, 2012.
CHAVES, Simone Freitas; FERREIRA, Nilda Teves. Educação física e esteróides anabolizantes: riscos e desejos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. p. 1-9.
EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 10, supl. 2, p. 42-52, 2011.
IRIART, Jorge Alberto Bernstein; ANDRADE, Tarcísio Matos de. Musculação, uso de esteroides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 18, n. 5, p. 1379-1387, 2002.
LIMA, Ozenilda Dulce Marinho de; SANTOS, Azenildo Moura. Importância da informação sobre o abuso do uso de esteroides anabolizantes andrógenos na adolescência. Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 134, p. 1-8, 2009
MADRUGA, William Santos et al. Riscos a saúde devido ao uso de substâncias para melhorar a performance física. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: Unicruz, 2012. p. 1-4.
MARTINS, Cristiane Mega et al. Efeitos psicológicos do abuso de anabolizantes. Ciências & Cognição, v. 5, n. 1, p. 84-91, 2005. MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; PORTO, Eline. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. R. bras. Ci e Mov., v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005.
ROCHA, Fernando Lima; ROQUE, Fernanda Roberta; OLIVEIRA, Edilamar Menezes de. Esteroides anabolizantes: mecanismos de ação e efeitos sobre o sistema cardiovascular. Mundo Saúde (Impr.), v. 31, n. 4, p. 470-477, 2007
SANTOS, André Faro et al. Anabolizantes: conceitos segundo praticantes de musculação em Aracaju (SE). Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, p. 371-380, 2006. SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso da; DANIELSKI, Ricardo; CZEPIELEWSKI, Mauro Antônio. Esteroides anabolizantes no esporte. Revista Brasil Medicina Esporte, v. 8, n. 6, p. 235-243, 2002.
TRABBOLD, Vera Lúcia Mendes. Os significados do corpo para os adolescentes masculinos que frequentam academias de ginástica. Polêm!ca, v. 9, n. 3, p. 89-97, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.