OPINIÃO DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE ANABOLIZANTES
Palabras clave:
adolescentes, anabolizantes, percepçãoResumen
Este estudo teve como objetivo avaliar a opinião dos adolescentes em relação ao uso de anabolizantes. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 70 estudantes do ensino médio. Os resultados indicam que: os adolescentes conhecem os esteroides anabolizantes; na opinião da maioria, eles fazem mal à saúde e ao bem-estar; são desfavoráveis para o ser humano; e uma minoria dos adolescentes já utilizou e é a favor do uso sob prescrição médica. Com isso, acreditamos ser importante que as escolas possam trabalhar mais em relação ao tema.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Jordano Pereira. O uso de esteroides androgênicos anabolizantes entre estudantes do ensino médio no distrito federal. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Abuso e dependência de anabolizantes. Projeto Diretriz – Associação Brasileira de Psiquiatria; Sociedade Brasileira de Pediatria; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2012.
CECCHETTO, Fátima; MORAES, Danielle Ribeiro de; FARIAS, Patrícia Silveira de. Enfoque sobre esteroides anabolizantes: risco a saúde e hipermasculinidade. Interface - Comunic., Saúde, Educ., São Paulo, v. 16, n. 41, p. 369-82, 2012.
CHAVES, Simone Freitas; FERREIRA, Nilda Teves. Educação física e esteróides anabolizantes: riscos e desejos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. p. 1-9.
EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 10, supl. 2, p. 42-52, 2011.
IRIART, Jorge Alberto Bernstein; ANDRADE, Tarcísio Matos de. Musculação, uso de esteroides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 18, n. 5, p. 1379-1387, 2002.
LIMA, Ozenilda Dulce Marinho de; SANTOS, Azenildo Moura. Importância da informação sobre o abuso do uso de esteroides anabolizantes andrógenos na adolescência. Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 134, p. 1-8, 2009
MADRUGA, William Santos et al. Riscos a saúde devido ao uso de substâncias para melhorar a performance física. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: Unicruz, 2012. p. 1-4.
MARTINS, Cristiane Mega et al. Efeitos psicológicos do abuso de anabolizantes. Ciências & Cognição, v. 5, n. 1, p. 84-91, 2005. MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; PORTO, Eline. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. R. bras. Ci e Mov., v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005.
ROCHA, Fernando Lima; ROQUE, Fernanda Roberta; OLIVEIRA, Edilamar Menezes de. Esteroides anabolizantes: mecanismos de ação e efeitos sobre o sistema cardiovascular. Mundo Saúde (Impr.), v. 31, n. 4, p. 470-477, 2007
SANTOS, André Faro et al. Anabolizantes: conceitos segundo praticantes de musculação em Aracaju (SE). Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, p. 371-380, 2006. SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso da; DANIELSKI, Ricardo; CZEPIELEWSKI, Mauro Antônio. Esteroides anabolizantes no esporte. Revista Brasil Medicina Esporte, v. 8, n. 6, p. 235-243, 2002.
TRABBOLD, Vera Lúcia Mendes. Os significados do corpo para os adolescentes masculinos que frequentam academias de ginástica. Polêm!ca, v. 9, n. 3, p. 89-97, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.