THE SPORTS HEGEMONY IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: PROPOSAL FOR OVERCOMING THROUGH CURRICULUM PRACTICES
Keywords:
sports hegemony, school physical education, curriculum practicesAbstract
In this paper, we identified the sport as a hegemonic practice in the Physical Education classes, because it is about a cultural phenomenon that promotes many and glamourized experiences when approached at school. Thus, we seek to contribute to the pedagogical work in Physical Education through a proposal to overcome this hegemony, with curriculum practices based on three steps, which sought to joint school activities with the social reality of the students. In this sense, the curriculum would be the main vehicle to take students to overcome the problem in question.
Downloads
References
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 4. ed. Ijuí-RS: UNIJUI, 2011.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
COLETIVO DE AUTORES. A Carta de Carpina: Educação Física - Novos compromissos: pedagogia, movimento, miséria. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas-SP, v. 23, n.1, p. 33-40, 2001.
________________________. Metodologia de ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
GHILARDI, R. Formação profissional em educação física: a relação entre teoria e prática. Motriz: Revista de Educação Física, v.18, n. 2, p. 245-252, 2012.
HALL, S. A. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
NUNES, M. L. F.; RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, p. 55-77, 2008.
PÁDUA. E. M. M. Metodologia da pesquisa científica: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 2004.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões (Campinas. Online), v. 9, p. 110-132, 2011.
SANTÍN, S. Esporte educacional: esporte na escola e esporte da escola. In: SIMPÓSIO NA-CIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 26., 2007, Pelotas RS. Anais... Pelotas RS2007. (On-line).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOUSA SOBRINHO, J. P. et al. A formação do ser omnilateral e a cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16., 2009; III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2009. Anais... Salvador: 2009.
.
TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.
VAGO, T. M. Esporte da escola, esporte na escola: da negação radical à tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, n. 5, p. 4-17, 1996.
VARGAS, C. P.; MOREIRA, A. F. B. A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 42, p. 408-427, 2012. (Fundação Carlos Chagas. Impresso).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.