A HEGEMONIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA DE SUPERAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CURRICULARES

Autores/as

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Pós-graduação em Educação Física escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED). Universidade Estadual Vale do Acaraú.
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED). Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palabras clave:

hegemonia do esporte, educação física escolar, práticas curriculares

Resumen

Neste ensaio, identificamos o esporte como uma prática hegemônica nas aulas de Educação Física escolar, pois trata-se de um fenômeno cultural que promove muitas e engrandecedoras vivências quando abordado na escola. Assim, procuramos contribuir para o trabalho pedagógico em Educação Física através de uma proposta de superação dessa hegemonia, por intermédio de práticas curriculares pautadas em três etapas, as quais buscaram articular as atividades escolares com a realidade social dos alunos. Nesse sentido, o currículo escolar seria o principal veículo para levar os alunos à superação da problemática em questão

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Publicado

2014-10-30

Cómo citar

Paula, A. S. do N. de ., & Kátia Regina Rodrigues Lima. (2014). A HEGEMONIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA DE SUPERAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CURRICULARES. Revista Mineira De Educação Física, 22(3), 166–180. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10050