O ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA INICIAÇÃO
Palabras clave:
atletismo, iniciação, professores, escolas públicasResumen
O atletismo nasceu com o homem. Afinal, o mais antigo dos nossos ancestrais já andava, era obrigado a correr, a saltar e lançar. Era a dura luta contra os predadores e a busca por alimentos. Pode-se dizer que, ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história. Vendo a necessidade do atletismo na vivência escolar, buscouse nesta pesquisa analisar como acontece a prática desse desporto, sua iniciação nas escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé, bem como analisar a prática do atletismo segundo a experiência dos professores e, também, investigar se aqueles que ministram as aulas de atletismo tinham envolvimento com o desporto enquanto aluno/atleta. A amostra foi composta por 28professores de Educação Física, dos anos iniciais, representantes de 37 escolas públicas que compõem a rede municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé/RS, os quais responderam a um questionário qualiquantitativo contendo oito questões. Os resultados mostraram que 90% dos professores entrevistados desenvolvem o atletismo nos anos iniciais, e 56% destes não foram atletas quando alunos; 68% afirmam ainda que contemplam superficialmente o desporto de atletismo nos seus planos de aula; 52% explanam que a escola onde eles ministram o seu trabalho não é apropriada para a prática do atletismo; 52% relatam que os materiais disponíveis na escola não são apropriados para aplicação do atletismo; e 68% acham que os alunos se sentem bastante motivados pela prática do desporto. Dos professores entrevistados,72% trabalham o atletismo de uma forma lúdica, com brincadeiras recreativas e jogos, não apresentando essas atividades como sendo iniciação ao atletismo. Os resultados evidenciam o interesse dos professores em desenvolver o atletismo, e a maioria deles adapta e improvisa para realizar seu trabalho; faz-se necessário que as escolas ofereçam uma melhor estrutura
Descargas
Citas
BOZZOLI, C.; SIMOHAMED, J.; EL-HEBIL, A. M. Mini Atletismo IAAF/ CBAt: guia prático para animadores de atletismo para crianças. 2. ed. IAAF: 2011.
BURDEN, P. R. Teacher development. In: HOUSTON, W. R. (Ed.). Handbook of research education. New York: Macamilan, 1990. p. 311-327.
FRÓMETA, E. R.; TAKAHASHI, K. Guia metodológico de exercícios em atletismo: formação, técnica e treinamento. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FURBINO, A. P. A.; DE PÁDUA, L. M.; LOUREIRO, M. M. Y; GEMENTE, F. R. F. A importância do atletismo como conteúdo da educação física escolar - IV CONCOCE/ I CONDICE-Brasília/DF. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/4concoce/4concoce/paper/view/2537>. Acesso em: 12/09/2012.
JUSTINO, E. de O.; RODRIGUES, W. Atletismo na escola: é possível? Disponível em: <http://www.educacaofisica.org/wp/?p=158> Acesso em: 11/09/2012.
MARQUES, C. L. da S.; IORA J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Revista Movimento (ESEF/UFRGS). Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewArticle/3078>. Acesso em: 10/09/2012.
NETTO, R. S.; PIMENTEL, G. G. de A. O ensino do atletismo nas aulas de educação física. Portal Educacional do governo do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/804-4.pdf>. Acesso em: 11/09/2012.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília MEC/SF, 1997.
PEDROSA, O. P.; DE PINHO, S. T.; DE PAULA, A. R.; DA SILVA, A. C. A prática de ensino fundamental no município de Porto Velho. Revista Brasileira de Ciência da Amazônia – Anais da Semana Educa. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/semanaeduca/article/view/108>. Acesso em: 10/09/2012.
RINDERKNECHT, P.; AGUIRRE, L. E. Brincadeiras para toda hora: sugestões de atividades recreativas infanto-juvenil. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 2006.
SEDORKO, C. M.; DISTEFANO, F. O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2° ciclo do ensino fundamental. Revista Digital, Buenos Aires, v. 16, n. 165, fevereiro 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm>. Acesso em: 12/09/2012.
SILVA, A. I.; SEDORKO, C. M. Atletismo como conteúdo das aulas de educação física em escolas estaduais do município de Ponta Grossa. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 25-33, set./dez. 2011. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/11611>. Acesso em: 12/09/1012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.