ANÁLISE DO JOGO FORMAL E REDUZIDO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO FUTSAL
Palabras clave:
análise do jogo, aprendizagem, futsalResumen
O presente trabalho visa buscar compreender quais as situações em que melhor se enquadram os fundamentos técnico-táticos que são empregados para um bom desenvolvimento do jogo – nesse caso, no futsal. Foi feita uma comparação entre duas situações de jogo, sendo elas: jogo formal (JF) e jogo reduzido (JR), nos escalões sub-13 e sub-15 da Associação Pró-Esporte do município de Guarani das Missões (RS) – tendo como objetivo verificar qual dos métodos tem melhor efeito no treinamento da modalidade de futsal, com vistas à formação de uma capacidade de tomada de decisão e compreensão do jogo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, em que foram analisados dois grupos de 20 alunos/atletas, tendo 10 em cada grupo/ escalão. Compreendemos que nas situações de jogo reduzido ocorreram mais casos em que se exigiu maior tomada de decisão e busca por espaços, bem como maior quantidade de situações de jogo que a encontrada no jogo formal, desde as situações de oposição e luta direta pela bola até as de finalizações nas diferentes situações de igualdade, superioridade e inferioridade numérica, as quais mostraram número maior de ocorrências nesta forma de representação do jogo. Isso demonstra que a metodologia que utiliza jogos reduzidos em seu contexto constrói no aluno uma melhor capacidade de jogo e consciência tático-estratégica.
Descargas
Citas
BENTO, J. O. Do Desporto como um projeto ético para uma mudança nas mentalidades e atitudes. In: RUBIO, K. et al. Ética e compromisso social nos estudos olímpicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
COSTA, J. C.; GARGANTA, J.; FONSECA, A.; BOTELHO, M. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2, n. 4, p. 7-20, 2002.
GRECO P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
GRECO, Pablo Juan; SILVA, Siomara A. A metodologia de ensino dos esportes no marco do Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre (Org.). Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2008.p. 81-112.
GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Perspectivas e tendências. Revista Movimento, v. IV, n. 08, 1998/1.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A. Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, Universidade do Porto, 1995.
______________. Modelação da dimensão táctica do jogo de futebol. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, 1996.
______________. O treino da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-acção. In: BARBANTI, V. J.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T.; AMANDIO, A. C. (Org.). Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole, 2002.
______________. CUNHA E SILVA, P. O jogo de futebol: entre o caos e a regra. Revista Horizonte: Revista de Educação Física e Desporto, Lisboa, v. 16, n, 91, p.5-8, 2000.
______________. GRÉHAIGNE, J. F. Abordagem sistêmica do jogo de futebol: moda ou necessidade? Revista Movimento, Porto Alegre, v. 6, n. 10, p. 40-50, 1999.
______________. OLIVEIRA, J. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, 1996.
_____________. PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O ensino dos Jogos Desportivos. Porto: CEJD/FCDEF-UP, 1994. p. 97-137.
PAES, R. R. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In.: DE ROSE JUNIOR, D. Esporte e atividades física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANMARTÍN, M. G. Valores sociales y deporte: la actividad fisica y el deporte como transmisores de valores sociales y personales.. Valencia: Gymnos Editora, 1995. (Colección Monografias sobre Ciencias de La Actividad Fisica y El Deporte).
SILVA. M.V.; GRECO, P.J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.23, n.3, p.297-307, 2009.
TAVARES, F.; VILEIRINHO, A. Estudo comparativo das acções ofensivas desenvolvidas em situação de jogo formal e jogo reduzido numa equipa de basquetebol de iniciados. Movimento, ano V, n. 11, 1999(2).
TAVARES, F.; GRECO, P. J.; GARGANTA, J. Perceber, conhecer, decidir e agir nos jogos desportivos coletivos. In: TANI, G. et al. (Ed.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 284-298.
TEIXEIRA, L. A. Controle motor. Barueri, SP: Manole, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.