SIGNIFICADOS DAS DANÇAS DE SALÃO COMO VIVÊNCIA LÚDICA NO CONTEXTO DO LAZER
Palabras clave:
danças de salão, lazer, ludicidadeResumen
O objetivo do presente estudo de cunho etnográfico foi analisar os significados das danças de salão para praticantes de uma associação atlética esportiva situada na cidade de Itu-SP. Para isso, foram realizadas observações dos participantes, registradas em diário de campo, além de entrevistas semiestruturadas, contendo três questões abertas, com 20 praticantes de danças de salão dessa instituição, com média de idade de 33 anos, praticantes há pelo menos um ano. Adotou-se a Análise de Conteúdo como forma de tratamento dos dados (BARDIN, 2013). Os resultados mostraram a multiplicidade de sentidos e significados atribuídos pelos praticantes, com ênfase maior na questão da possibilidade de aprender a dançar, além da presença do discurso da saúde e do bem-estar. Dessa forma, entendemos que práticas pedagógicas pautadas em metodologias mais participativas, problematizadoras e lúdicas podem favorecer a formação humana no contexto do lazer, ou seja, o aprendizado de valores, normas e atitudes essenciais à convivência em sociedade.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2013.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CUNHA, M. L. et al. Dança de salão: repercussões nas atividades de vida diária. Caderno de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2008.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
GAION, A. B. Dança de salão: qualidade de vida e integração. São Paulo: Lesde, 2007.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
MELO, V. A. de; ALVES JÚNIOR, E. D. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.
MOLINA NETO, V. et al. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
OLIVEIRA, S. R. G. de et al. Espaço interpessoal na dança de salão. São Paulo: Motriz, 2002.
SOUZA, M. I. G. Dança de salão: uma experiência estética popular. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/740/677>. Acesso em: 28 fev.2011.
VOLP, C. M. Vivenciando a dança de salão na escola. Tese (Doutorado) –Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, USP, São Paulo, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.