SIGNIFICADOS DAS DANÇAS DE SALÃO COMO VIVÊNCIA LÚDICA NO CONTEXTO DO LAZER

Autores/as

  • Rita de Cassia Fernandes Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Palabras clave:

danças de salão, lazer, ludicidade

Resumen

O objetivo do presente estudo de cunho etnográfico foi analisar os significados das danças de salão para praticantes de uma associação atlética esportiva situada na cidade de Itu-SP. Para isso, foram realizadas observações dos participantes, registradas em diário de campo, além de entrevistas semiestruturadas, contendo três questões abertas, com 20 praticantes de danças de salão dessa instituição, com média de idade de 33 anos, praticantes há pelo menos um ano. Adotou-se a Análise de Conteúdo como forma de tratamento dos dados (BARDIN, 2013). Os resultados mostraram a multiplicidade de sentidos e significados atribuídos pelos praticantes, com ênfase maior na questão da possibilidade de aprender a dançar, além da presença do discurso da saúde e do bem-estar. Dessa forma, entendemos que práticas pedagógicas pautadas em metodologias mais participativas, problematizadoras e lúdicas podem favorecer a formação humana no contexto do lazer, ou seja, o aprendizado de valores, normas e atitudes essenciais à convivência em sociedade.

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Publicado

2014-03-30

Cómo citar

Fernandes, R. de C. . (2014). SIGNIFICADOS DAS DANÇAS DE SALÃO COMO VIVÊNCIA LÚDICA NO CONTEXTO DO LAZER. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 126–140. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10102