A REFLEXÃO NO CONTEXTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO: ESTUDO DE CASO DE UM ESTUDANTE ESTAGIÁRIO

Autores/as

  • Teresa Maria Leandro Sousa e Silva Estudante de doutoramento da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
  • Zélia Maria Matos de Almeida Roque Pinto Professora auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
  • Paula Maria Fazendeiro Batista Professora auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Membro efetivo do Centro de Pesquisa do Centro de Investigaçăo, Formaçăo, Inovaçăo e Intervençăo em Desporto (CIFI2D).

Palabras clave:

reflexão, estagiário, estágio pedagógico, educação física

Resumen

Este estudo teve como principal propósito caracterizar as alterações do padrão reflexivo de um Estudante Estagiário, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que obteve no estágio pedagógico um nível de desempenho excelente. O corpus do estudo é constituído por 18 reflexões de aulas, pelo relatório final de estágio e por uma entrevista semiestruturada. Na análise dos dados utilizaramse procedimentos de análise de conteúdo, sendo que a generalidade das categorias foi definida a priori. Os resultados indicam que nas reflexões efetuadas ao longo do estágio houve decréscimo de referências nas categorias “professor” e “conteúdos” e uma acentuação na categoria “ilações”; as três últimas reflexões se centram quase exclusivamente nas questões do “ser professor” e do “ensino”. Ficou ainda evidente que o estagiário atribuiu grande importância à reflexão para o seu processo formativo e que no final do estágio este se situava, preponderantemente, no nível crítico de reflexão.

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Publicado

2013-07-30

Cómo citar

Silva, T. M. L. S. e ., Pinto, Z. M. M. de A. R. ., & Batista, P. M. F. . (2013). A REFLEXÃO NO CONTEXTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO: ESTUDO DE CASO DE UM ESTUDANTE ESTAGIÁRIO. Revista Mineira De Educação Física, 21(2), 36–57. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10130