TRATO COM O CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DO DISCURSO À PRÁTICA ATUA

Autores/as

  • Volni Fernando Martins Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
  • Jairo Antônio da Paixão

Palabras clave:

Educação Física, esporte, escola

Resumen

O estudo analisa, a partir do discurso dos professores, como ocorre o trato com o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física. Considerou-se o trabalho realizado por professores atuantes em escolas da rede pública e particular da cidade de Ouro Preto, MG. Empregou-se um questionário, embasado em literatura específica, com questões abertas e fechadas estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que, mesmo após duas décadas de movimentos e discussões que criticam a forma como o esporte se insere na escola, mantém-se um quadro em que o esporte detém a hegemonia entre os demais conteúdos, assumindo função legitimadora não só do professor, mas da própria Educação Física como componente curricular.

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Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Martins, V. F., & Paixão, J. A. da . (2016). TRATO COM O CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DO DISCURSO À PRÁTICA ATUA. Revista Mineira De Educação Física, 24(1), 108–122. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9820

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