PERCEPÇÃO DE UMA EQUIPE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE AÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO BÁSICA EM UMA COMUNIDADE RURAL DE SANTA MARIA-RS
Palabras clave:
estratégia de saúde da família, educação física, atenção básicaResumen
Na atualidade, novas formas de promover a saúde surgem a cada momento; com isso, um olhar para a atenção à saúde designa a organização estratégica do sistema e das práticas de saúde em resposta às necessidades da população. Objetivo: Analisar a percepção de uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), da zona rural do município de Santa Maria-RS, sobre as ações da educação física desenvolvidas na comunidade, no âmbito da atenção básica em saúde. Método: Realizou-se um estudo de caso, constituído por perguntas semiestruturadas. Participaram do estudo oito integrantes de uma equipe de ESF do município de Santa Maria-RS. Para análise dos dados, utilizou-se a descrição das respostas das perguntas semiestruturadas, selecionadas por categorias: atuação da educação física em uma ESF, inserção da atividade física na atenção básica, extensão universitária e trabalho multiprofissional. Resultados: Na percepção da equipe de ESF, as intervenções dos acadêmicos da EF foram de suma importância para mudar hábitos sedentários da comunidade e para orientação da prática de atividade física na promoção do trabalho multiprofissional. Conclusão: A inserção da educação física na atenção básica ainda está em processo de crescimento, mas ela está assumindo novas possibilidades de atuar como área da saúde e desbravando novos caminhos através das intervenções dos acadêmicos. São necessários mais estudos e ações de incentivo à inserção e implementação da educação física na atenção básica.
Descargas
Citas
ALEMANY, C.; SEVILLA G. Reflexiones para fortalecer la "Extensión junto con la gente", en camino a una sociedad sustentable. In: FORO ELECTRÓNICO INTERNACIONAL. 2009. Disponível em: <http://agro.unc.edu.ar/~extrural/Alemany.pdf>. Acesso em: 03 janeiro 2015.
BRASIL. Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física em nível superior de graduação plena. Resolução CNE/CES n. 7, de 31 de março de 2004. Diário Oficial União: 5 abr. 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 68 p.
BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Diário Oficial da União, n. 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n. 27 – Diretrizes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília, DF, 2009a/2011a.
BROSE, M. Participação e extensão rural: experiências inovadoras de desenvolvimento local. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004. 256 p.
CIAMPONE, M. H. T.; PEDUZZI, M. Trabalho em equipe e trabalho em grupo no Programa de Saúde da Família. Rev. Bras. Enferm., v.53, n. esp., p.143-7, 2000.
COQUEIRO, R.S.; NERY, A.A.; CRUZ, Z.V. Inserção do professor de Educação Física no Programa de Saúde da Família. Discussões Preliminares. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 103 - Diciembre de 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd103/professor-educacao-fisica.html>.
COSTA E.M.A.; CARBONE M.H. Saúde da Família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.
GONÇALVES, M. P.; ALCHIERI, J. C. Motivação à prática de atividade física: um estudo com praticantes não-atletas. Psico – USF, v. 15, n. 1, p. 125-134, jan./abr. 2010.
LOCH, R.M.; FLORINDO, A.A. A educação física e as residências multiprofissionais em saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 17, n. 1, abr. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/1221/1015>. Acesso em: 28 dez. 2014
MACHADO, M.F.A.S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 335-342, ago. 2007.
MATTA, G. C.; MOROSINI, M. V. G. Atenção Primária à Saúde. In: _______. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009.
MIRANDA, F. M.; MELO, R.V.; RAYDAN, F.P.S. A inserção do profissional de educação física no programa saúde da família segundo opinião dos profissionais integrantes do programa em uma unidade básica de saúde da cidade de Coronel Fabriciano – MG. Movimentum – Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v. 2, n. 2, ago./dez. 2007.
OKUMA, S. S. O idoso e a atividade física. São Paulo: Papirus, 1998.
PELICIONI M.C.F.; PELICIONI A.F.; TOLEDO R.F. A educação e a comunicação para a Promoção da Saúde. In: ROCHA, A.A.; CESAR, C.L.G. Saúde pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, 2008.
RESOLUÇÃO CNS nº 287/1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2014.
SILVA, F. M; AZEVEDO, L. F; OLIVEIRA, A. C; DE LIMA, J.R; MIRANDA, M. F. Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física na atenção básica à saúde. Rio de Janeiro: CONFEF, 2010.
TAMAYO, A.; CAMPOS, A.; MATOS, D.; MENDES, G.; SANTOS, J.B.; CARVALHO, N. T. A influência da atividade física regular no auto-conceito. Estudos de Psicologia, v. 6, n. 2, p.157-165, 2001.
VENDRUSCOLO, R. Adherence to a physical activity program by older adults in Brazil. The Physical Educator, 2009 (no prelo).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.