ANÁLISE DE JOGO: SITUAÇÕES DE FINALIZAÇÃO NOS GOLS DA LIGA NACIONAL DE FUTSA
Palabras clave:
Análise de jogo; Futsal; Treinamento; FinalizaçãoResumen
O presente estudo teve por objetivo analisar as situações de finalização nos gols da liga nacional de futsal masculina. Por meio de indicadores, procurou-se estabelecer: (1) situação de finalização, isto é, o tipo de confronto direto com o adversário (1x1+G, 1xG, 1x0); (2) contatos com a bola (número de toques na bola na sequência da finalização); (3) trajetória da conclusão (direção da bola finalizada pelo atacante) e sua correlação com o indicador local da finalização; e (4) local da finalização (setor da quadra em que ocorreu a finalização). A metodologia adotada foi a observacional. A amostra foi composta por 14 jogos da Liga Futsal 2014, tendo-se analisado 82 situações de finalização convertidas em gols pelas oito melhores equipes da competição. Os resultados obtidos no estudo possibilitaram concluir que as realizações das finalizações, na ocorrência dos gols, aconteceram de forma diversificada e em um ambiente de variabilidade e imprevisibilidade.
Descargas
Citas
AMARAL, R.; GARGANTA, J. A modelação do jogo em fut¬sal. Análise sequencial do 1x1 no processo ofensivo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.5, n.3, 2005, p. 298-310.
ANGUERA, M. et. al. La metodologia observacional en el deporte: conceptos básicos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Revista Digital. Buenos Aires, año 5, n. 24, ago., 2000. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd24b/obs.htm>.
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Dinalivro, 1994.
BOTA, I,; COLIBABA, D. Jogos desportivos colectivos: teoria e metodologia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
CBFS. Livro Nacional de Regras 2015. Fortaleza, 2015. Disponível em: <http://www.cbfs.com.br/2009/cbfs/index.php>.
COSTA, C. F. Futsal: Aprenda a ensinar. 2ª ed. Florianópolis. Visual Books, 2007.
FONSECA, G. M. Futsal: Treinamento para goleiros. Rio de Janeiro. Sprint, 1998.
GARGANTA, J. M. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª ed. Porto. FCDEF-UP, 1995, p.11-25.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Conceitos e Perspectivas. In: GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. v.2. Belo Horizonte. UFMG, 1998, p. 15-38.
LUCENA, R. Futsal e a iniciação. 7ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
MUTTI, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2003.
ROSE JUNIOR, D. ; SILVA, T. A. F. As Modalidades Esportivas Coletivas (MEC): História e Caracterização. In: ROSE JUNIOR, D. (Org.). Modalidades Esportivas Coletivas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v. 1, 2006, p. 1-14.
SANTANA, W. C. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. 2008. 260f. Tese (Doutorado em Educação Física). UNICAMP-FEF. Campinas, 2008.
SANTANA W. C. et. al. Análise dos gols em jogos de futsal feminino de alto rendimento. Revista Brasileira Ciência e Movimento, 2013, p. 157-165.
SOUZA, P. R. C. et. al. Análise das finalizações como indicadores de rendimento em jogos de futsal. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 12, n. 2, 2013, p. 89-99
TEODORESCU, L. Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. 2ª ed. Lisboa. Livros Horizontes, 2003.
VOSER, R.C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.