OS ESPORTES DE RAQUETES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
tênis de campo, tênis de mesa, badminton, frescobol, squash, Educação FísicaResumen
O presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida com os esportes de raquete na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, na cidade de Muriaé, Estado de Minas Gerais, especificamente aplicada aos alunos do Projeto Educação de Tempo Integral, cursando do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos, entre os meses de junho e setembro de 2013. O projeto teve a intenção de despertar os alunos para a prática de atividades físicas e esportivas a partir das modalidades de jogos e esportes de raquete, em especial do tênis de campo, tênis de mesa, badminton, frescobol e squash, buscando favorecer a melhoria das competências motoras, cognitivas e afetivas sociais no cotidiano cultural formal e informal dos alunos. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma teórica e prática na sala de aula e na quadra da escola, dentro da oficina de esportes. O monitoramento ocorreu através do diário de classe, do caderno do módulo II e das reuniões pedagógicas. As referidas atividades foram executadas pelo professor da disciplina de Educação Física por meio de observações e intervenções. O processo avaliativo foi pautado em princípios que evidenciaram claramente a elevação dos níveis de conhecimento sobre as modalidades, as habilidades motoras e a convivência entre os alunos, por meio da diversidade de brincadeiras e jogos de rebater.
Descargas
Citas
COPELLI, V. N. Introdução dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar: uma visão segundo a cultura corporal do movimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.
CORSINO, L. N.; GOMES, N. C. O badminton a partir de uma perspectiva co-educativa: a prática docente em uma escola municipal de São Paulo. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 21, n. 3, p. 114-126, 2013.
DARIDO, S. C.; DE SOUZA JR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
DARIDO, S. C. RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2005.
MARINOVIC, W. (Org.). Tênis de mesa: teoria e prática. 1. ed. São Paulo, SP: Phorte, 2013.
OFICINA DE ESPORTES DE RAQUETES. Por que ensinar esportes de raquetes na Educação Física? 21 de outubro de 2007. Disponível em: <http://oficinadeesportesderaquetes.blogspot.com>. Acesso em: 01 ago. 2013.
SESI. Serviço Social da Indústria. Tênis, tênis de mesa & badminton. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.