PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ESPORTES ADAPTADOS NA ESCOLA PÚBLICA
Palabras clave:
relato de experiência, educação física escolar, esportes adaptadosResumen
Este estudo descreve a experiência de um projeto, nas aulas de Educação Física, cujo assunto tematizado foram os esportes adaptados. Realizado durante o primeiro semestre de 2012 para alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental, os alunos vivenciaram adaptações de diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência física e visual. Na dimensão conceitual, foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes, pesquisa, seminários e debates. Na dimensão atitudinal, foram realizadas discussões envolvendo as dificuldades que as pessoas com deficiência possuem para viver em sociedade e a mudança de postura das pessoas para que todos tenham a oportunidade de viver com qualidade de vida. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada dos esportes adaptados, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.
Descargas
Citas
COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. p. 64-79.
DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA e SILVA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES, L.; PONTES, G.; CUNHA, F. A Educação Física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, jan-jun, 2001.
DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.
MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.
RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. As três dimensões do conteúdo na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com Mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.