A inter(ação) entre os aspectos literários e os aspectos geográficos na obra Cidade de Deus

Autores

  • Artur Vinha Soares CAp-COLUNI https://orcid.org/0000-0002-9955-1026
  • Silvana Marchesani Colégio da Aplicação da Universidade Federal de Viçosa
  • Leomar Tiradentes Colégio da Aplicação da Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10846

Palavras-chave:

Conceitos Geográficos; Elementos da Narrativa; Geoliteratura

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa procura, através de um trabalho interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia, identificar a relação de alguns dos conceitos trabalhados em sala de aula com o tempo e o espaço da narrativa. A obra Cidade de Deus de Paulo Lins foi escolhida graças a seu contexto de criação, cujo autor retrata, duramente, a realidade da favela em que crescera por meio de um enredo fictício, mas extremamente verossímil. Espaço, paisagem, território e lugar foram os conceitos escolhidos, levando-se em consideração duas perspectivas: a primeira considera que o estudo geoliterário fundamenta-se na relação entre o espaço e o lugar, visto que este permite ao autor descrever uma história do plano particular e pessoal para o plano geral, já a segunda mostra que a percepção da espacialidade ocorre só após perceber a existência de uma paisagem e de um território. Pretende-se reconhecer na obra a presença desses conceitos e sua importância na apreensão de características que promovam uma interpretação mais profunda. Além disso, acredita-se que a presente análise é importante para valorização dos referentes conteúdos e seu estudo em conjunto promoverá mais interesse nos alunos.

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

VINHA SOARES, A.; MARCHESANI, S. .; TIRADENTES, L. A inter(ação) entre os aspectos literários e os aspectos geográficos na obra Cidade de Deus. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 116–130, 2020. DOI: 10.47328/rpv.v9i02.10846. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10846. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica