A prática do estágio na formação docente: um olhar sobre a experiência vivida no CAp - COLUNI/UFV no contexto presencial e remoto, em virtude da pandemia do COVID-19.
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11602Palavras-chave:
Ensino remoto, Estágio de Geografia, Formação docenteResumo
O estágio é uma forma de aprendizado e como tal, deve ser feito visando ao máximo preparar o licenciando para lidar com os desafios inerentes da carreira docente. Com base em algumas importantes referências bibliográficas e também toda a nossa trajetória no estágio até aqui, buscaremos nesse texto compartilhar vivências e momentos do cotidiano de quatro estagiários do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O estágio ocorreu no Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Detalharemos nesse breve relato nosso contato direto, pela primeira vez, com a sala de aula de uma escola após nosso ingresso no curso de licenciatura em Geografia pela UFV. Também apresentaremos como ocorreram nossas experiências com os mais variados locais e pessoas que compõem o ambiente escolar, como as áreas comunitárias, as salas de aulas, laboratórios, as salas dos professores, e os próprios professores, alunos e demais profissionais que compõe o corpo administrativo. Além disso, também buscamos trazer nesse relato as mudanças que ocorreram devido à pandemia de COVID-19. Fazendo com que nosso estágio passasse a ser executado, depois de alguns meses paralisados de forma completamente remota via tecnologias digitais e online. Por fim, também faremos uma diferenciação entre a modalidade presencial e remota, destacando os pontos positivos e negativos que acompanham essa mudança.
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