OS TRABALHOS DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: TURISMO, LUGAR E PATRIMÔNIO

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos
  • Leomar Tiradentes
  • Rosselvelt J. Santos

Resumo

O presente artigo é referente ao trabalho de campo que teve como área deestudo duas áreas rurais do Município de Araguari (Triângulo Mineiro) denominados de Buracão e Fundão, executado na disciplina “Turismo e Espaço: os usos do rural e do urbano”, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da

 

Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo deste artigo é analisar os patrimônios, heranças e modos de vida na formação da paisagem sócio-cultural do lugar e buscar entender os mesmos como possível potencialidade turística regional e uma opção de trabalho de campo para o ensino de geografia. Compondo o patrimônio cultural do lugar estão: o patrimônio material e imaterial, fortemente perceptível na paisagem. Encontra-se no lugar algumas construções históricas de significativo valor cultural, assim como elementos constitutivos da cultura: a religiosidade, a culinária, os festejos, o artesanato, entre outros, construídos historicamente na formação da paisagem sócio-cultural do lugar. Quanto aos aspectos metodológicos, em primeiro plano foi realizada a pesquisa documental, tendo por base o levantamento das referências bibliográficas, e posteriormente o contato informal com os moradores locais. Conclui-se que os patrimônios materiais e imateriais da comunidade estudada representam atrativos turísticos importantes para o trabalho de campo e o ensino da geografia.

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Referências

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Publicado

26-03-2010

Como Citar

SANTOS, J. C. V.; TIRADENTES, L.; SANTOS, R. J. OS TRABALHOS DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: TURISMO, LUGAR E PATRIMÔNIO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 10–21, 2010. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9167. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos