ASPECTOS LEGAIS DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma retrospectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.77Palavras-chave:
Estágio, Formação de Professores, Prática de EnsinoResumo
O objetivo deste artigo é analisar, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, os marcos regulatórios do estágio no Brasil, especialmente na formação de professores, considerando que esses dispositivos traduzem concepções de formação e evidenciam elementos importantes para a discussão da complexa relação teoria-prática, em diferentes momentos da educação brasileira. Neste estudo, pode-se verificar que, no campo da formação de professores, o estágio nas primeiras escolas normais estava inserido nas poucas disciplinas de formação pedagógica, passou a um componente curricular mínimo, depois a disciplina denominada “prática de ensino sob forma de estágio supervisionado”, até a proposição de prática como componente curricular, com uma ampliação significativa da carga horária. Percebe-se, ainda, que a prática de ensino ora se identifica com o estágio, ora são vistos como componentes distintos, o que demonstra, ainda, a necessidade de reflexões sobre essa temática.
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