Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.735Palavras-chave:
Formação de Professores, Identidade docente, PesquisaResumo
O propósito deste artigo é discutir, a partir das minhas leituras sobre as obras de pensadores estadunidenses como Michael Apple, Deborah Britzman, Thomas Popkewitz e outros, três modelos teóricos – o modelo essencialista, o modelo relativista e o modelo crítico-integrativo – que, de maneira consciente ou não, orientam as principais discussões acadêmicas a respeito da construção da identidade profissional docente. Ao fazer isso, a minha ideia não é rotular autores e seus trabalhos ou tentar achar uma maneira de encaixá-los em um ou outro modelo que sugiro nessa análise e sim enfatizar que diferentes lentes teóricas podem conduzir a análise dos dados empíricos para caminhos completamente diferentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.