O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Relação professor-aluno. Escola básica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções dos professores da educação básica em relação ao entendimento sobre currículo no contexto da sociedade contemporânea. Neste trabalho, a abordagem qualitativa foi utilizada como metodologia, sendo assim, a pesquisa bibliográfica e de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Os resultados indicam que os professores participantes de nosso estudo apresentam uma certa dificuldade em conceituar e compreender o currículo de maneira crítica e reflexiva. Entre as considerações finais, aponta-se  para o fato de que o docente necessita reler o mundo em que está inserido, especialmente as novas realidades ao seu redor.

 

 

 

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Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente de Graduação e Pos mGraduação e Pos Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Docente dos cursos de graduação e Pós Graduação e doutor na area de Ciencias Sociais.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

SANTOS, A. R. de J.; COSTA, R. da. O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 89–105, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6876. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos